Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

José Eduardo Cardozo

Nome completo: José Eduardo Martins Cardozo
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1301
Idade: 47
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: professor de ensino superior
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 7


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 90,31%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): obstrução
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 29.nov.96: Os vereadores aprovam o Dia Municipal de Vacinação do Idoso, projeto de autoria do vereador José Eduardo Cardozo. A prefeitura ficará incumbida de aplicar vacinas contra gripe, pneumonia e tétano em idosos acima de 60 anos. Todos os projetos precisam ser sancionados pelo prefeito.


  • 21.mar.97: A oposição na Câmara Municipal paulistana estuda entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) visando garantir a possibilidade de julgar politicamente o prefeito Celso Pitta (PPB). "Estudamos duas formas para processar Pitta como prefeito por um ato cometido como secretário das Finanças'', disse o vereador José Eduardo Cardozo (PT). ''Uma delas é assumir que, como prefeito, ele foi omisso ao não investigar uma irregularidade da qual já tinha conhecimento. Outra é usar a jurisprudência revelada pelas sentenças do STF'', diz.


  • 06.mar.99: O presidente da CPI aprovada na Câmara para investigar a máfia dos fiscais (esquema montado para extorquir dinheiro dos comerciantes), o vereador José Eduardo Cardozo (PT), e sua família estão sob proteção policial 24 horas por dia. Cardozo diz que vem recebendo ameaças por telefone e foi procurado por "estranhos" na PUC-SP, onde é professor. "Nas ligações, falam que é para eu tomar cuidado", declara.


  • 03.out.00: José Eduardo Cardozo (PT), o vereador mais votado na cidade de São Paulo (229.494 votos), diz que os parlamentares eleitos terão o dever de retomar na próxima legislatura as apurações sobre a atuação da máfia da propina na administração e o envolvimento de parlamentares em irregularidades. "Se nós investigamos 3% daquilo que aconteceu no Executivo foi muito", diz.


  • 23.set.02: É publicado perfil do candidato a deputado federal José Eduardo Cardozo (PT). Ele é advogado, tem 43 anos e é presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Foi eleito em 96 e reeleito em 2000. Foi presidente da CPI dos Ambulantes, em 95, e da CPI da Máfia dos Fiscais, em 99. Apoiou a extinção do voto secreto na Câmara.


  • 27.jan.04: Ação movida pelo então vereador petista José Eduardo Cardozo (hoje deputado federal) acaba em condenação do ex-prefeito paulistano Paulo Maluf condizente à contratação da TV Globo pela Prefeitura de São Paulo para a transmissão da 1ª Maratona de São Paulo.


  • 13.out.05: José Eduardo Cardozo é convidado para um programa de TV para falar do referendo do desarmamento. O deputado se posiciona a favor da proibição do comércio de armas.


  • 22.nov.05: Como sub-relator de contratos da CPI dos Correios, José Eduardo Cardozo aponta a existência de fraude na licitação, superfaturamento de contrato com remessa de divisas ao exterior, falsidade ideológica, formação de quadrilha e tráfico de influência envolvendo dirigentes dos Correios e representantes das empresas de transporte aéreo que operavam a Rede Postal Noturna.


  • 01.dez.05: Para o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), a Câmara errou ao aprovar o parecer de Julio Delgado (PSB-MG), que pedia a cassação de Dirceu. "Acredito que houve uma reação emocional por conta de um desencanto da sociedade. Eu acho que não existiam provas para a cassação. O que houve hoje foi uma cassação política para dar uma resposta para a sociedade", afirma.


  • 29.abr.06: Durante o 13º Encontro Nacional do PT, o deputado José Eduardo Cardozo afirma que todos os petistas envolvidos no esquema do "mensalão" têm o direito de defesa. Ele ressalta, entretanto, que o partido não pode omitir uma investigação.


FolhaShop

Digite produto
ou marca