Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Telma de Souza

Nome completo: Telma Sandra Augusto de Souza
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1304
Idade: 61
Sexo: feminino
Natural de: Santos - SP
Estado civil: divorciada
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: advogada
Tem mandato atualmente? sim, deputada federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 16


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 66,60%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal.
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: ausente
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal.
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): ausente
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal.

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 19.nov.88: Telma de Souza (PT) vence a eleição para a Prefeitura de Santos.


  • 13.set.94: A formação de um "mercado de consumo que agregue os excluídos", com o "fim do apartheid social", é o principal objetivo da ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT) ao concorrer pela primeira vez a uma vaga na Câmara dos Deputados. Depois de entrar na política como vereadora de Santos em 82, Telma foi eleita deputada estadual em 86 e prefeita dois anos depois.


  • 16.nov.96: Telma de Souza (deputada federal eleita em 94) disputa novamente a Prefeitura de Santos. Paulo Roberto Mansur (PPB), o Beto Mansur, vence as eleições, o que representa o final de oito anos da administração do PT na cidade.


  • 27.mai.97: Denúncia aponta que prefeituras comandadas pelo PT estariam favorecendo a Cpem (Consultoria para Empresa e Municípios) por meio de contratos sem licitação. Telma de Souza nega a irregularidade e diz que em sua gestão na Prefeitura de Santos aumentou em R$ 6 milhões a arrecadação anual.


  • 30.out.00: Telma de Souza concorre novamente e perde para o prefeito de Santos, Beto Mansur (PPB), que é reeleito.


  • 09.jan.03: Folha publica reportagem sobre o projeto Dique, iniciado na administração de Telma de Souza (89-92) em Santos, que foi referência internacional apresentado durante a 2ª Conferência da ONU sobre Assentamentos Humanos, em Istambul (Turquia). O projeto associou ações de saúde, geração de emprego e saneamento às obras de substituição de palafitas por casas de alvenaria. Mas agora, os moradores da favela do Dique da Vila Gilda, na periferia de Santos, aguardam uma solução do governo federal para trocarem por escrituras definitivas os termos de ocupação provisória das áreas onde moram.


  • 19.jul.03: Em artigo na Folha, Telma de Souza lembra que havia três meses apresentou projeto de lei na Câmara Federal, propondo algumas alterações no funcionamento das agências reguladoras, o que provocou reações.


  • 13.set.03: Após duas derrotas consecutivas para o malufista Beto Mansur (PP) em Santos, a ex-prefeita Telma de Souza quer concorrer novamente.


  • 01.nov.04: Pela terceira vez seguida, Telma de Souza perde para a atual gestão santista, do prefeito Beto Mansur (PP). O vice-prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) vence com 50,37% dos votos. Telma obteve 49,63%. A diferença foi de 1.771 votos.


  • 10.mai.05: Pioneira, Santos vive crise no serviço de Aids, unidade onde pacientes são atendidos tem andar interditado e equipamentos parados. Em 1989, durante o mandato da prefeita Telma de Souza (PT), Santos foi a primeira cidade a implantar um núcleo de atendimento ao paciente da Aids, o Craids (Centro de Referência em Aids). Pelo pioneirismo na organização do programa e registro dos casos, a cidade ficou conhecida nacionalmente por seus elevados índices de portadores da Aids.


FolhaShop

Digite produto
ou marca