Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Nelson Marquezelli

Nome completo: Nelson Marquezelli
Partido: PTB
Número: 1434
Idade: 64
Sexo: masculino
Natural de: Pirassununga - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 21


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 92,56%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): a favor
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 02.jan.04: O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) pede para usar em três carros particulares placas oficiais da Câmara. Em uma estaria escrito: "Representante Pessoal do Presidente da Câmara dos Deputados". O pedido é enviado para análise do Ministério da Justiça. Marquezelli informa que as placas oficiais seriam usadas em seus carros para facilitar o estacionamento em órgãos públicos. Ele diz que as placas são permitidas em carros particulares de integrantes de ministérios.


  • 03.jun.05: Nelson Marquezelli fica com a relatoria do projeto de privatização do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).


  • 13.jun.05: O ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, afirma em depoimento ao Ministério Público que o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB- SP) era freqüentador dos Correios. Segundo Marinho, Marquezelli sempre procurava o então diretor de Administração dos Correios, Antônio Osório Menezes Batista, e "provavelmente encaminhou algum fornecedor para audiências com o depoente [Marinho]". Em sua defesa, Marquezelli diz não ter interesse comercial na empresa.


  • 10.jul.05: As agendas dos ex-diretores do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) registram encontros com o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). A diretoria do IRB é afastada em razão da suspeita de um suposto esquema de corrupção para favorecer partidos políticos. Marquezelli diz que foi pedir emprego para um amigo no escritório do IRB em São Paulo, e que não foi atendido.


  • 02.set.05: O Conselho de Ética da Câmara aprova, por unanimidade, o relatório do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), que pede a cassação de Roberto Jefferson (PTB-RJ), envolvido no escândalo do "mensalão". O único a defender Jefferson é Nelson Marquezelli.


  • 09.nov.05: O petebista Nelson Marquezelli pede a aplicação de advertência em vez da cassação a Sandro Mabel (GO), envolvido no escândalo do mensalão.


  • 12.nov.05: Nelson Marquezelli muda de opinião e retira sua assinatura para a prorrogação da CPI dos Correios.


  • 10.jan.06: Integrantes do Conselho de Ética da Câmara retomam as atividades com um discurso de indignação. Dizem que foram transformados em "vilões" de uma convocação extraordinária "equivocada" e reclamam que a imprensa poupa o Senado. "Esta Casa está cada vez mais submissa a setores da imprensa, o que não vem acontecendo com o Senado", diz Marquezelli.


FolhaShop

Digite produto
ou marca