Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Gilberto Nascimento

Nome completo: Gilberto Nascimento da Silva
Partido: PMDB
Número: 1540
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 10


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 89,79%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: ausente
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): a favor
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? sim

  • De que forma?
    Em depoimento ao Ministério Público e à Polícia Federal, em Cuiabá, a servidora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino afirma que o esquema das sanguessugas teria liberado R$ 1,96 milhão em benefício de Gilberto Nascimento. O destino do dinheiro seria a organização Movimento Alfa de Ação Comunitária de São Paulo, que teria sido usada para burlar "a Lei Eleitoral". Ainda segundo Lino, Nascimento e Jefferson Campos apresentaram ao menos duas emendas ao Orçamento para beneficiar a entidade.


  • Qual sua defesa?
    Nascimento nega que tenha recebido propina ou participado da máfia dos sanguessugas. Ele foi inocentado posteriormente por Vedoin, dono da Planam, e a CPI dos Sanguessugas não teria conseguido reunir provas contra ele de pagamento de vantagens.


No arquivo da Folha

  • 01.out.94: O então vereador Gilberto Nascimento se candidata a deputado estadual pelo PMDB e é eleito.


  • 10.dez.94: O prefeito Paulo Maluf assina decreto que regulamenta a Lei nº 11-501 ("Lei do Silêncio"), que estabelece novas multas para quem fizer barulho acima do limite fixado pela lei. No projeto original, igrejas e templos também deveriam estar sujeitos às novas multas. Mas um substitutivo apresentado pelo vereador Gilberto Nascimento (PMDB) excluiu os cultos religiosos da fiscalização.


  • 12.nov.02: O projeto de lei nº 55 que proíbe a comercialização, a criação e a reprodução de cães pit bull, rottweiler e mastim napolitano no Estado, de autoria do deputado Gilberto Nascimento, é vetado pelo governador Geraldo Alckmin. No lugar da proibição, o governador enviou aos deputados uma proposta que estabelece regras de segurança para posse e condução responsável de cães.


  • 02.fev.03: Gilberto Nascimento (PSB) faz parte do novo Congresso. Ele foi eleito deputado federal.


  • 11.jun.03: O deputado Gilberto Nascimento integra a CPI do Banestado, que tem como objetivo apurar as responsabilidades sobre evasão de divisas do Brasil, especificamente as destinadas a paraísos fiscais, conforme levantamento feito pela Polícia Federal na chamada "Operação Macuco", em Foz do Iguaçu.


  • 31.ago.03: Parlamentares citam currículo e permissão legal para nomearem parentes para ocupar um CNE (Cargo de Natureza Especial). O deputado Gilberto Nascimento (PSB-SP), pai de Gabriel Range, 22, afirma que procurou a liderança de seu partido para pedir a nomeação do filho e não vê nenhum problema na indicação.


  • 11.mai.06: Em depoimento ao Ministério Público e à Polícia Federal, em Cuiabá, a servidora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino aponta o nome de 81 dos cerca de 170 parlamentares que teriam, direta ou indiretamente, alguma relação com o esquema de desvio de recursos públicos destinados à compra de ambulâncias. Entre outros parlamentares está Gilberto Nascimento (PMDB-SP). Segundo ela, em 2004, o esquema teria liberado R$ 1,96 milhão em benefício de Nascimento. O destino do dinheiro foi a organização Movimento Alfa de Ação Comunitária de São Paulo, que teria sido usada para burlar "a Lei Eleitoral".


  • 24.ago.06: Folha relata a lista dos 27 novos inquéritos de parlamentares suspeitos de participação na máfia dos sanguessugas pedidos pela Procuradoria Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. Traz três deputados que a CPI dos Sanguessugas poupou no relatório que pediu abertura de processo contra 72 congressistas, entre eles está Gilberto Nascimento. Seu nome também figura na lista em relação a quem a CPI sugeriu arquivamento por falta de provas.


FolhaShop

Digite produto
ou marca