Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Biro-Biro

Nome completo: Antonio José da Silva Filho
Partido: PSC
Número: 2066
Idade: 47
Sexo: masculino
Natural de: Recife - PE
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: ensino médio completo
Ocupação declarada: atleta profissional e técnico em desportos
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 18.fev.01: Sumido a ponto de estar participando de uma campanha publicitária cujo tema é o reaparecimento de personalidades há muito fora de cena, Biro-Biro, 40, aposta na carreira de treinador para voltar aos holofotes. Volante do Corinthians por 11 anos (78-89) e ex-vereador de São Paulo, Biro-Biro só teve uma experiência na função: entre 98 e 99, treinou o Mauaense, na Série A-3 do Paulista. Agora Biro-Biro é o novo técnico do Barra Esporte Clube, time da pequena Barra do Garças, em Mato Grosso, com 60 mil habitantes.


  • 19.fev.01: Oito anos após deixar a Câmara Municipal de São Paulo, o ex-jogador corintiano Biro-Biro, hoje técnico do Barra, queixa-se de ter sido manipulado por Paulo Maluf, então um dos caciques do antigo PDS, para sair candidato pelo partido. Nas eleições de 88, Biro-Biro recebeu 50 mil votos, sendo um dos vereadores mais votados de São Paulo. Na maior parte do mandato, Biro-Biro esteve licenciado, jogando. Só no último ano (92) participou da vida parlamentar, mas rachou com seu partido, apoiando projetos do PT. Biro disse que votou em Lula nas três últimas eleições para presidente.


  • 14.mai.02: Antônio José da Silva Filho, o Biro-Biro, após ter sido vereador em São Paulo graças à sua fama no Parque São Jorge, teve de virar, aos 43 anos, um verdadeiro operário da bola para sobreviver. Ele atua hoje como jogador do Vera Cruz (SC) e técnico do Ranchariense (SP). Para ir todo final de semana de Rancharia a Santa Cruz, ele gasta dez horas. “Gosto muito de viajar, para mim é até um descanso”, diz o jogador, que acaba de inventar um novo tipo de concentração: a móvel, dentro de um ônibus.


  • 12.abr.03: Biro-Biro assina contrato de treinador com o Guarujá, time da quinta divisão paulista.


  • 27.ago.05: A carreira política é caminho habitual entre ex-jogadores. O caso mais singular, nessa área, é o do ex-corintiano Biro-Biro, pernambucano que chegou ao Corinthians em 1978. O insólito apelido e a cabeleira loura tingida, a par do forte espírito de luta, valeram-lhe uma popularidade instantânea perante a Fiel. Nas eleições daquele ano, ainda cerceadas pelo regime militar, muitos eleitores, para desabafar, anularam o voto escrevendo Biro-Biro na cédula. O fato foi inspirador. Dez anos depois, quando seu futebol já estava em declínio, Biro-Biro resolveu lançar-se na política e elegeu-se vereador em São Paulo. E seguiu carreira. Candidato derrotado à Câmara paulistana no ano passado, ele é hoje assessor de deputado na Assembléia Legislativa estadual.


FolhaShop

Digite produto
ou marca