Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Valdemar Costa Neto

Nome completo: Valdemar Costa Neto
Partido: PL
Número: 2299
Idade: 57
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: administrador
Tem mandato atualmente? não, deputado federal por São Paulo - renunciou
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 5


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 89% (até julho de 2005)


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal.
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: ausente
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: ausente
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal.
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): ausente
8) Fundeb: ausente
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal.

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

    Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? sim

  • De que forma?
    Foi acusado pelo deputado Roberto Jefferson de fazer parte do esquema de distribuição de recursos de contas de Marcos Valério de Souza, acusado de ser o operador do mensalão, sob orientação de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, em troca de apoio ao governo. Ele renuncia ao mandato para não ter seus direitos políticos cassados.


  • Qual sua defesa?
    O presidente do PL assume ter operado um caixa dois e ter recebido dinheiro das contas de Valério, o que se recusava a admitir, mas diz que foi para pagar compromissos eleitorais. Afirmou que foi "induzido a erro" pelo PT ao aceitar "receber recursos destinados à campanha sem a devida documentação que oficializasse a doação".


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 12.abr.96: Costa Neto, que chamou o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, de ''ladrão'' no programa de TV do PL, ironiza pedido de indenização de R$ 100 mil do ministro. ''A honra dele é muito barata. Não dá para comprar um apartamento", declara.


  • 05.jan.03: O jato executivo que transportava o presidente nacional do PL derrapa após o pouso e cai ao lado do aeroporto de Congonhas. Ele teve apenas um corte na mão.


  • 05.jun.03: Costa Neto defende o vice José Alencar e afirma que a equipe econômica, o ministro José Dirceu (Casa Civil) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deviam tomar aulas de economia com Alencar.


  • 09.jul.03: O deputado reclama do não-atendimento de indicações para diretorias da Caixa e do Banco do Brasil. ”Até parece que o PL é um partido de bandidos. Na época da eleição, o tratamento era outro", afirma.


  • 06.jun.05: O deputado Roberto Jefferson (PTB) dá entrevista à Folha, na qual acusa, entre outros parlamentares, Costa Neto de receber “mesada” do PT para apoiar o governo no Congresso.


  • 07.jun.05: Costa Neto diz que "não passa de uma desesperada invenção, desprovida de provas ou evidências, o conteúdo das declarações do sr. Roberto Jefferson". Ele afirma que o PL "tomará a iniciativa de interpelar Jefferson judicialmente" e insinua que lutará por sua cassação. Diz também que o presidente do PTB tenta chantagear o presidente Lula quando disse tê-lo informado sobre o suposto comportamento de Delúbio Soares.


  • 15.jun.05: Roberto Jefferson acusa diretamente Costa Neto de ter se beneficiado pessoalmente do suposto esquema. A acusação veio logo no início da fase do depoimento. Costa Neto pede a Jefferson o nome de quem recebe o "mensalão”. Jefferson responde diretamente: "Eu afirmo que Vossa Excelência recebe. Vossa Excelência recebe".


  • 02.ago.05: Após confirmar que recebeu dinheiro do publicitário Marcos Valério (para pagamento de compromissos eleitorais de 2002), Costa Neto renuncia ao mandato para evitar o risco de ter os direitos políticos cassados. Ele diz que foi induzido ao erro pelo PT ao admitir que recebeu dinheiro de caixa dois. Ele assume um crime eleitoral, mas nega o suborno.


  • 13.ago.05: Costa Neto dá entrevista afirmando que o PL formou a coligação com o PT do presidente Lula mediante repasse de R$ 10 milhões. O acerto teria sido costurado por Valdemar, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, mas contaria com o aval de Lula e do vice-presidente, José Alencar.


  • 15.ago.06: O candidato a deputado federal Valdemar Costa Neto (PL) faz no horário eleitoral gratuito uma nova confissão pública sobre o recebimento de dinheiro no esquema do "mensalão". "Eu errei e só me restava dois caminhos: abandonar a vida pública ou ficar, reconhecer o erro e começar tudo de novo", afirma.


FolhaShop

Digite produto
ou marca