Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Marcelo Ortiz

Nome completo: Francisco Marcelo Ortiz Filho
Partido: PV
Número: 4341
Idade: 72
Sexo: masculino
Natural de: Penápolis - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: advogado
Cor (autodeclaração): branca
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 15


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 89,27%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: a favor
4) Lei de Biossegurança: a favor
5) Lei de Falências: ausente
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): a favor
8) Fundeb: a favor
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 10.dez.03: Depois de duas tentativas fracassadas, o Clube dos 13 prepara nova ofensiva em Brasília. Ao lado da CBF e da Fundação Getúlio Vargas, monta estratégia para apresentar pelo menos 30 emendas ao Estatuto do Desporto, texto que tem por objetivo unificar a legislação esportiva brasileira. A primeira tentativa do C13 e da CBF de enviar sua proposta a Brasília não deu certo. Eles as mandaram ao Ministério do Esporte, que as encaminhou a Marcelo Ortiz (PV-SP). Como só deputados podem apresentar emendas, Ortiz o fez em nome das duas entidades. Criticado pela mídia, o deputado voltou atrás e retirou o projeto.


  • 13.ago.04: O Ministério do Trabalho retira 32 trabalhadores rurais de uma das maiores fazendas de criação de gado do país por se encontrarem em situação análoga à de escravo. Segundo o assessor especial da Secretaria de Inspeção do Trabalho Marcelo Campos, o deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) esteve na fazenda durante a fiscalização -na condição de advogado do proprietário da fazenda Telerson Soares Penido, de São Paulo- e teria pressionado os fiscais. Segundo Ortiz, o fato de ter recebido procuração para representar o fazendeiro não significaria que advogou contra interesses públicos.


  • 27.mar.05: Apenas 13 dos 96 deputados se manifestaram sobre as contratações sem concurso de seus cônjuges. Marcelo Ortiz (PV-SP) explica que: "No meu caso, contratei apenas minha mulher. Tenho quatro filhos e uma infinidade de parentes, nenhum deles faz parte de minha assessoria. Minha mulher trabalha e não tem apenas o holerite [contracheque]. Ela é a pessoa de minha extrema confiança para o cargo que desempenha".


  • 12.nov.05: O governo consegue cooptar 11 integrantes da bancada de oposição para retirar assinaturas favoráveis ao pedido de prorrogação da CPI do Correios até abril do ano que vem. Outros seis membros do Conselho também mudaram de idéia sobre o apoio à prorrogação, entre eles Marcelo Ortiz (PV-SP).


  • 07.abr.06: O deputado federal Marcelo Ortiz está entre os cinco integrantes do Conselho de Ética da Câmara que decidem renunciar ao órgão em protesto contra a absolvição no plenário de João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Casa.


  • 06.mai.06: O nome de Marcelo Ortiz aparece na lista do Ministério Público no caso do superfaturamento das ambulâncias: “Não tenho idéia do motivo do envolvimento do meu nome. Levei um susto. Envio emendas para prefeitos que nem conheço”, afirma.


  • 10.mai.06: Um dos mais contrariados é o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP). O que levou o seu nome à lista foi o fato de que dois supostos integrantes do esquema dos sanguessugas identificaram uma emenda sua ao Orçamento da União que destinava R$ 168 mil para compra de equipamentos hospitalares para a Prefeitura de Lorena (SP).


Pingue-pongue

  • O sr. é favorável a que deputados e senadores tenham o direito ao voto secreto em algumas decisões no Congresso? não


  • Permanecerá no partido até o final do mandato? sim


  • Cite um projeto relevante que o sr. tenha apresentado.
    Universidade pública federal para o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.


FolhaShop

Digite produto
ou marca