Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Edson Aparecido

Nome completo: Edson Aparecido dos Santos
Partido: PSDB
Coligação: PSDB - PFL
Número: 4545
Idade: 49
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Assembléia

  • Projetos apresentados: 59


  • Projetos aprovados: 30


Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 11.jun.98: Lançamento da candidatura a deputado estadual de Edson Aparecido, escudeiro de Sérgio Motta desde a candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Prefeitura de São Paulo, conta com estrelas do primeiro time do PSDB; entre eles José Serra, Paulo Renato Souza, Luiz Carlos Mendonça de Barros e Wilma Motta, viúva do ministro.


  • 05.out.00: O deputado estadual Edson Aparecido, presidente do PSDB paulista, critica o que chama de "despolitização" da campanha de Marta Suplicy na TV durante o primeiro turno das eleições municipais: “A impressão que ficou é a de que Marta Suplicy e o PT passaram a campanha inteira vendendo sabonete. Só isso”.


  • 09.dez.01: Em meio a um racha da bancada federal tucana entre simpatizantes do governador Tasso Jereissati (CE) e do ministro José Serra (Saúde), a convenção estadual do PSDB paulista transforma-se em ato de apoio à candidatura serrista. A convenção do partido reelege o presidente da legenda em São Paulo, o deputado estadual Edson Aparecido, 44. A decisão de reeleger Aparecido quebra a tradição do PSDB paulista de alternar deputados federais e estaduais na presidência do partido no Estado.


  • 03.out.02: É publicado perfil do deputado estadual reeleito Edson Aparecido. Historiador, foi secretário-geral e vice-presidente do Diretório Estadual do PSDB. Participou da coordenação das campanhas de Mário Covas à Presidência (1989) e ao governo do Estado em 1990. Foi assessor político do ministro das Comunicações Sérgio Motta.


  • 27.out.03: O deputado Edson Aparecido é eleito por consenso na convenção municipal do PSDB como presidente do diretório paulistado do partido. Terá como missão unificar as ações políticas nas 276 cidades governadas por tucanos e viabilizar um amplo leque de alianças.


  • 13.mar.05: Reportagem traz informações sobre funcionários da elite da Assembléia Legislativa de São Paulo que tiveram a ajuda do PSDB paulista para burlar o teto salarial de R$ 13.540,85 estabelecido após a reforma da Previdência, promulgada em dezembro de 2003 pelo governo federal. Entre eles, está Edson Aparecido, candidato à presidência da Casa, e Maria Alexandrina, sua suposta assessora. Aparecido nega ter atuado de forma irregular para beneficiar a funcionária.


  • 15.mar.05: É publicado perfil dos candidatos à presidência da Assembléia de São Paulo. A trajetória política de Edson Aparecido traz: deputado estadual em segundo mandato, foi filiado ao PC do B e ao MDB. Um dos fundadores do PSDB. Foi assessor político do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta. Ex-presidente regional do PSDB e atual presidente do Diretório Municipal do partido.


  • 16.mar.05: Edson Aparecido perde para Rodrigo Garcia, líder do PFL, o cargo de presidente da Assembléia Legislativa. A diferença de votos foi mínima, 48 a 46 pontos.


  • 15.mar.06: É publicado quadro com o tema "Exército Alckmista". Entre os parlamentares, figura Edson Aparecido com a descrição: líder do governo na Assembléia, o historiador é o soldado com maior penetração nas bases do PSDB paulista. Foi importante para consolidar a força de Alckmin sobre Serra no Estado.


FolhaShop

Digite produto
ou marca