Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Aldo Rebelo

Nome completo: José Aldo Rebelo Figueiredo
Partido: PC do B
Coligação: PT - PC do B
Número: 6565
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: Viçosa - AL
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: jornalista e redator
Tem mandato atualmente? sim, deputado federal por São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Câmara

  • Projetos apresentados: 1 (por força regimental, o presidente da Câmara é impedido de apresentar proposições)


  • Projetos aprovados: 0


  • Presença em sessões deliberativas: 96,88%


1) Reforma da Previdência: a favor
2) Parcerias Público-Privadas: votação simbólica, sem registro nominal
3) Redução das férias de 90 dias e fim do pagamento de dois salários extras por convocação extraordinária do Congresso: artigo 17
4) Lei de Biossegurança: ausente
5) Lei de Falências: a favor
6) Prouni: votação simbólica, sem registro nominal
7) MP do salário mínimo (reajuste de 16,6% a todos os aposentados e pensionistas): ausente
8) Fundeb: artigo 17
9) Projeto da Mata Atlântica: votação simbólica, sem registro nominal

Saiba mais sobre as votações

Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 17.out.00: A presidência da Câmara marca a sessão para a instalação formal da CPI da Nike, que vai investigar o contrato da CBF com a multinacional de materiais esportivos. Durante a sessão, serão apresentados o presidente e o relator da comissão, criada a partir de requerimento do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), devido à reportagem da Folha publicada em janeiro de 99, que revela com exclusividade pontos do contrato da Nike com a CBF que dão poderes à multinacional sobre a seleção brasileira.


  • 14.jun.01: A CPI da CBF/Nike, criada há nove meses na Câmara dos Deputados, termina sem relatório final e com troca de ameaças e insultos entre seus membros. O presidente da comissão, Aldo Rebelo (PC do B-SP), recusa-se a submeter o relatório a votação e encerra os trabalhos da comissão. Para ele, não havia tempo nem "consenso" para votar o relatório do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP). O texto propunha o indiciamento dos principais dirigentes do futebol brasileiro. Aldo diz que as grandes vitórias da CPI foram mostrar que o contrato com a Nike era prejudicial à seleção brasileira e propor mudanças no estatuto da CBF, como a fixação de um limite para as reeleições e a fiscalização da entidade pelo poder público.


  • 08.out.02: Aldo Rebelo (PC do B-SP), que dirigiu a CPI da CBF/Nike instalada na Câmara, é reeleito para seu quarto mandato de deputado federal com uma votação pessoal recorde. "O povo, na sua sabedoria, soube julgar [quem fez ou não um bom trabalho na CPI]", afirma. Ele é escolhido por Lula como o novo líder do governo na Câmara.


  • 15.dez.03: Aldo Rebelo, relator do Projeto de Lei sobre Biossegurança, propõe o fim da proibição que existe para pesquisas com células-tronco embrionárias para finalidade terapêutica. Já a produção de embriões com intenção reprodutiva, a clonagem propriamente dita de seres humanos, continuará proibida.


  • 27.jan.04: O deputado Aldo Rebelo impõe duas condições para assumir a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais: acesso direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros responsáveis pelo atendimento das demandas do novo ministério e participação no chamado "núcleo duro", o centro nervoso das decisões do governo do PT. As condições são aceitas pelo presidente Lula.


  • 29.set.05: Rebelo assume a presidência da Câmara depois do episódio Severino Cavalcanti. Desde 1991, o deputado federal apresentou vários projetos para impedir a adoção de inovações tecnológicas que pudessem provocar o aumento do desemprego. Em 1994, apresentou projeto proibindo a adoção, pelos órgãos públicos, de inovação tecnológica poupadora de mão-de-obra. Em 2000, propôs a proibição do sistema de catraca eletrônica nos veículos de transporte coletivo de passageiros.


  • 04.fev.06: Aldo Rebelo lança o sistema de cotas de presença no plenário por partido, o esquema pretendia forçar a ida de pelo menos 10% dos deputados ao Congresso nas segundas e sextas.


  • 13.mai.06: Rebelo afirma que o esquema de corrupção envolvendo deputados com a Operação Sanguessuga deve ser investigado pelo Ministério Público Federal, já que o clima de campanha eleitoral contaminaria os trabalhos de uma eventual CPI sobre o tema. No ano anterior, Rebelo defendeu a defesa individual dos deputados mensaleiros por considerar ditatorial a acusação coletiva.


  • 23.mai.06: Rebelo veta depoimento de Marcola nas dependências da Câmara por não considerar seguro levar o líder do PCC ao Congresso.


  • 28.ago.06: Rebelo apresenta projeto de lei de sua autoria apelidado de "Promandioca", que almeja tornar obrigatória a adição de 10% de raspa de mandioca a toda a farinha de trigo consumida no país. A justificativa é dar impulso a toda a cadeia mandioqueira. O projeto não foi aprovado.


FolhaShop

Digite produto
ou marca