Brasil
30/09/2006

Candidatos - Senador - São Paulo

Guilherme Afif

Nome completo: Guilherme Afif Domingos
Partido: PFL
Coligação: Compromisso com São Paulo
Número: 252
Idade: 63
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: empresário
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 05.out.89: Em campanha presidencial, Guilherme Afif (PL) diz que aceita o apoio do presidente Sarney como cidadão.


  • 17.out.89: Afif usa o horário eleitoral para se explicar, dar justificativas da nota 0 que teve no livro do Diap, sobre Quem é Quem na Constituinte. O candidato acusa o Diap de ser fascista.


  • 01.mar.91: O governador Luiz Antonio Fleury anuncia que Afif Domingos (PL) será seu secretário de Energia e Saneamento, mas Afif desiste, diz que seria mais útil na sociedade.


  • 14.ago.96: A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo adia o julgamento do processo contra o prefeito Paulo Maluf sob acusação de uso da máquina administrativa quando era governador em 1982. No mesmo processo também foi condenado Guilherme Afif Domingos, que era candidato a vice- governador e hoje preside o conselho deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A acusação é de impressão de santinhos, folhetos contendo os estatutos do PDS -partido ao qual eles pertenciam-, papéis de carta, envelopes e calendários.


  • 12.mai.98: Dois meses depois de tomar posse como "supersecretário" da administração Celso Pitta, Guilherme Afif Domingos se licencia da Secretaria Municipal do Planejamento para se dedicar às articulações entre PFL e PPB em torno da candidatura de Paulo Maluf ao governo do Estado. No período em que ocupou o cargo, Afif não chegou a implantar sequer um projeto desenvolvido em sua pasta, entre eles o que prevê a adesão do município ao Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte). Afif fica fora do governo municipal por pelo menos 30 dias. Ele foi convocado pelo seu partido, o PFL, para concluir uma proposta de programa de governo a ser apresentada a Maluf.


  • 29.out.98: O secretário municipal do Planejamento, Guilherme Afif Domingos (PFL), pede demissão do cargo. É a primeira baixa no governo Celso Pitta (PPB) após a derrota de Paulo Maluf na eleição. Afif participou da elaboração do programa de governo de Maluf e foi nomeado no mês de março em razão das negociações para o apoio do PFL à candidatura do ex-prefeito ao governo estadual. Afif, vinha sendo "fritado" havia dias. Assessores do prefeito divulgaram que Pitta estaria descontente com ele, supostamente por falta de fidelidade.


  • 28.mar.02: Sobre a possível aliança do PL com o PT para a eleição presidencial, reportagem traz que o PL surgiu em 1985. Na eleição de 1986, o partido elegeu seis deputados federais, dos quais cinco no Rio e um em São Paulo -Afif Domingos, o terceiro mais votado no país naquele ano, que ficaria em sexto lugar na eleição para a Presidência em 1989.


  • 29.jun.06: O empresário Guilherme Afif Domingos é escolhido pela aliança PFL-PSDB-PTB-PPS para disputar a vaga da coligação ao Senado por São Paulo. Afif é empresário do setor de seguros e presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Nos últimos meses, o pefelista tenta abrir espaço político com bandeiras populares entre empresários, prestadores de serviços e consumidores. Ele se apresenta como um feroz inimigo dos impostos. Afif foi um dos principais organizadores da Frente Brasileira contra a MP 232. O movimento derrubou, em 2005, uma medida provisória impopular do governo Lula que determinava o aumento de impostos para dezenas de categorias prestadoras de serviços. Em 1989, Afif candidatou-se à Presidência da República. Obteve mais de 3,2 milhões de votos. Três anos antes, em 1986, havia sido eleito o terceiro mais votado deputado federal Constituinte, com mais de 500 mil votos.


  • 26.jul.06: Em sabatina promovida pela Folha, o candidato a senador por São Paulo Guilherme Afif Domingos (PFL) afirma que a oposição errou ao não ter pedido o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado. Nas respostas à platéia, o candidato diz que gostaria "que São Paulo tivesse um senador que brigasse pelo Estado como o ACM briga pela Bahia".


  • 06.set.06: Sobre a candidatura de Afif ao Senado, Folha traz que ele foi deputado federal entre 1987 e 1991. Candidatou-se à Presidência da República em 1989. Criador do impostômetro, aparelho instalado defronte à Associação Comercial de São Paulo que mede a arrecadação federal, Afif pretende atuar contra o peso da carga tributária no país.


FolhaShop

Digite produto
ou marca