Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest
15/02/2006

Eleição não deverá afetar a economia

SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dez entre dez analistas de mercado afirmam que, ganhe quem ganhar as eleições deste ano, nenhuma mudança substancial acontecerá na economia - nem nas aplicações financeiras. "A política econômica inaugurada em 1999 se consolidou com o modelo de câmbio flutuante e metas de inflação", diz Hugo Penteado, economista-chefe do ABN Amro Asset Management.

Os ganhos dos investidores no mercado financeiro nos três primeiros anos do governo do PT são muito semelhantes aos obtidos nos três anos iniciais do segundo mandato do PSDB. O que diferencia os dois períodos são a valorização da Bolsa com Lula, enquanto com FHC o ativo mais valorizado foi o dólar.

Levantamento feito pelo Laboratório de Finanças da Fundação Instituto de Administração da USP mostra que os investidores que apostaram nos juros tiveram rendimentos semelhantes, nos dois períodos. A rentabilidade média anual dos fundos DI e de renda fixa no governo Lula ficaram pouco abaixo da registrada nos três primeiros anos de Fernando Henrique Cardoso.

Mas em três anos de governo, foi FHC quem mais pagou juros ao investidor: os fundos DI acumularam ganho de 71,8% enquanto nos três anos de Lula renderam 66,4%.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).