Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest
15/02/2006

Securitização dá liquidez ao crédito

EDSON PINTO DE ALMEIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os Fundos de Investimento em Direito Creditório (FDICs), assim como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são o que o mercado chama de instrumentos de securitização. Servem para dar liquidez a determinados créditos. As empresas os utilizam para receber à vista o dinheiro que têm a receber de seus clientes, pagando por isso um deságio. Sai mais barato que emprestar dinheiro no banco. Para as empresas de capital fechado funcionam como meio de acesso ao mercado de capitais.

Os créditos das empresas dão lastro ao FDICs . O investidor aplica na certeza de que os credores pagarão suas contas e o dinheiro voltará para o fundo. "O mercado de securitização existe há muito tempo nos Estados Unidos. No mercado imobiliário, a securitização de hipotecas supera os títulos públicos em captação", diz Carlos Alberto Rebello Sobrinho, superintender da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os FDICs aqui no Brasil estão sendo usados por bancos menores como forma de tomar dinheiro a longo prazo para sustentar financiamentos de veículos e, sobretudo, as operações de crédito consignado para aposentados e desconto em folha. Companhias de eletricidade, empresas de varejo, administradoras de cartão de crédito também estão estruturando fundos de recebíveis.

A Uqbar, empresa carioca, especializada em educação e informação financeira vai divulgar este mês um relatório sobre o mercado de securitização, do qual faz parte o ranking dos dez maiores FDICs publicado acima.

Acessíveis apenas a grandes investidores, as cotas dos FDICs fazem parte de boa parte das carteiras dos Fundos de Renda Fixa que buscam melhorar a rentabilidade comprando títulos privados. Os FDICs com classificação de risco é AAA são os que trazem mais retorno. No segmento de crédito consignado pagam de 106% a 110% do CDI. No segmento de financiamento de veículos, a remuneração é de 108% a 112% do CDI. Já os recebíveis comerciais oferecem rentabilidade entre 103% a 107% do CDI.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).