Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia de Pós-Graduação
29/01/2006

Teoria e prática: Sozinho, título não traz sucesso nem ascensão

Popularizado, diploma perde força como diferencial, mas se torna mais necessário

BRUNO LIMA
da Folha de S.Paulo

Leonardo Wen/Folha Imagem
Quanto vale um título de pós-graduação? Para responder à pergunta, é preciso calcular as coordenadas do investimento --em tempo e em dinheiro-- e traçar cenários para o futuro.

Como grife no currículo, o título até abre portas nos processos seletivos, mas, sozinho, não assegura o sucesso nem torna o aluno um melhor profissional. O mesmo vale para o conhecimento teórico. O segredo está em converter o conteúdo em desempenho.

Os custos e os benefícios variam de acordo com o tipo de curso, e o nível de dedicação, segundo os especialistas, tem relação direta com as transformações na carreira. Há exceções, mas, em geral, o mercado valoriza o esforço de quem se prepara melhor.

O número de profissionais qualificados no mercado cresceu muito nos últimos anos, revelam dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que regula os cursos "stricto sensu" no país.

De 2000 a 2005, o número de cursos de mestrado e doutorado sofreu incremento de 44% --foram abertos 1.014, totalizando 3.325. A quantidade de alunos cresceu 17% de 2000 a 2004, chegando a 112.938, e o número de escolas cresceu 6,3% e foi a 543.

Com mais titulados no mercado de trabalho, o diploma de pósgraduação perde valor como diferencial de currículo, mas, exatamente por isso, de acordo com os consultores de carreira, torna-se mais necessário para competir.

ANTES

O aperfeiçoamento sempre foi a preocupação de Juliana Seidel (foto), 27. "Não podemos considerar que estamos ‘garantidos’ em nenhum lugar." Graduada em engenharia química pela Unicamp em 2002, já passara pelo programa de estágio da Tetra Pak e estava contratada como engenheira quando optou por fazer mestrado em tecnologia ambiental. Tinha dois anos de formada e esperou para achar o curso certo. "Queria algo que complementasse meu trabalho. O encontro entre empresa e profissional só é mantido enquanto há benefício para ambos."

DEPOIS

No mestrado, ela pesquisou o processo de reciclagem das embalagens do tipo longa vida, desde a coleta seletiva até o reaproveitamento do papel, do plástico e do alumínio que compõem o material. No meio do curso, foi promovida a especialista de desenvolvimento ambiental. Neste mês, pouco mais de um ano após a defesa da dissertação, foi enviada à Suécia, onde, por seis meses, dará suporte à área de reciclagem de uma empresa do grupo. Na volta, quer retomar os estudos. "Já sou aluna especial na Unicamp e pretendo fazer doutorado."


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).