Folha Online 
Folhinha

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia do brinquedo
29/09/2006

Crianças revelam quais são os brinquedos que desejam

da Folha de S.Paulo

Para os filhos, o Dia da Criança sinaliza presente à vista. Para os adultos, dias de dúvida e procura: entre o que eles pedem, o que os educadores indicam e o que a indústria lança, como escolher os brinquedos?

Dar ouvidos a eles facilita um pouco a empreitada --muitos já têm certeza do que querem. É o que mostra estudo feito pela Folha com crianças de 4 a 12 anos.

Videogames são o que os meninos mais desejam, seguidos pelos carrinhos. Para meninas, as bonecas são as mais cobiçadas, à frente de bichos e acessórios como roupas, mochilas e itens de beleza.

Não basta, porém, seguir apenas o que o filho quer. "Os pais devem levar em consideração que estão investindo no desenvolvimento da criança", aponta Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar e de Educação Infantil da PUC-SP.

Quando se trata de bebês, que ainda não expressam desejo por produtos específicos, é mais fácil os pais seguirem as indicações dos especialistas.

"O brinquedo desenvolve a motricidade, a cognição [aquisição de conhecimento e percepção], a socialização, a linguagem e a afetividade", lista Tânia Cristina Bofi, coordenadora do LAR (Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente.

Para ajudar na escolha em meio a tantas opções nas prateleiras, a Folha também fez oficinas em quatro colégios e mostra o que os petizes acham de brinquedos tradicionais e de seus similares tecnológicos.

Metodologia

Com 11 escolas particulares (predominantemente de classes A e B) paulistanas, a Folha entrevistou 577 crianças de 30/8 a 6/9.

Os parceiros foram: Centro Educacional Objetivo, Colégio Augusto Laranja, Colégio Carlos Drummond de Andrade, Colégio Cidade de São Paulo, Colégio Etapa, Colégio Montessori Santa Terezinha, Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio Palmares, Colégio Salesiano Santa Teresinha, Colégio Santo Américo e Colégio Visconde de Porto Seguro.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).