Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Libertadores
24/01/2006

História

da Folha Online

TRADIÇÃO EM JOGO

A Libertadores é o mais importante torneio interclubes da América do Sul. Ela foi criada em 1960 com o objetivo de escolher um representante do continente para a decisão do Mundial interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões. A final entre os ganhadores da Libertadores e da Copa dos Campeões, no entanto, teve sua última edição em 2004. No ano passado, a Fifa realizou a 2ª edição de seu Mundial de clubes.

Na primeira edição, o Peñarol foi o campeão, mas depois acabou perdendo a final do Mundial para o Real Madrid, da Espanha. Os uruguaios voltaram a ganhar a Libertadores em 1961 e só foram parados no ano seguinte diante do Santos de Pelé, que começava a fazer história.

Folha Imagem
Em 1962, o Santos de Pelé (10) foi campeão ao vencer o Peñarol
Apesar de o time uruguaio ter sido o primeiro a vencer a Libertadores, os argentinos, com 20 títulos, são os maiores ganhadores do torneio. O Independiente é o recordista, com sete conquistas, seguido pelo Boca Juniors e o próprio Peñarol, ambos com cinco.

Os clubes do Brasil somam 12 conquistas na competição --o São Paulo, atual detentor do título, é o recordista, com três, contra dois de Santos, Grêmio e Cruzeiro. Vasco, Flamengo e Palmeiras venceram uma vez cada um.

FESTA SÃO-PAULINA

Fernando Santos/F.Imagem
São-paulinos festejam título em 2005 após vencerem o Atlético-PR
Em 2005, na primeira final entre dois clubes do mesmo país, o São Paulo superou o Atlético-PR na decisão (1 a 1, fora, e 4 a 0, em casa) e se tornou o primeiro time brasileiro a ganhar a competição sul-americana três vezes --também venceu em 1992 e 1993.

A conquista são-paulina também quebrou um jejum do país na Libertadores, já que um clube brasileiro não erguia o troféu desde 1999, quando o Palmeiras foi o campeão. Além disso, foi a primeira vitória do futebol brasileiro após o inchaço que o torneio sofreu em 2000.

GOIÁS e PAULISTA ESTRÉIAM

Dos três clubes que fazem sua estréia na Taça Libertadores da América-2006, dois são brasileiros --o Goiás, que foi terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, e o Paulista, que venceu a Copa do Brasil-2005. O outro estreante é o desconhecido Rocha, do Uruguai.

A edição deste ano do interclubes sul-americano também será a primeira que contará com a participação do "trio de ferro" paulista --São Paulo, Corinthians e Palmeiras. O outro representante do país na competição será o Internacional, vice-campeão brasileiro de 2005.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).