Folha Online 
Revista da Folha

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Revista Lugar
09/06/2006

Melhores hotéis - O templo do ócio [e da gula]

Em São Miguel dos Milagres, em Alagoas, a Pousada do Toque combina conforto, natureza exuberante e ótima comida

POR JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO

Renata Buono
A barra do rio Camaragibe, na costa dos Corais
A barra do rio Camaragibe, na costa dos Corais
Você chega à praia e se depara com um dilema excruciante: esquerda ou direita? Os dois lados parecem tão belos quanto desertos. A areia fina e compacta convida a uma caminhada sem muito esforço. No horizonte, de um lado ou de outro, nada indica que o caminho será interrompido tão cedo. Dúvida cruel. Em um lampejo infantil você se lembra do Leão da Montanha e adota a cartunesca "saída pela direita".

José Roberto de Toledo
Deck de acesso à praia da Pousada do Toque
Deck de acesso à praia da Pousada do Toque
Dilema resolvido, pés à areia. Passo a passo, o sol se esconde preguiçosamente atrás do coqueiral e projeta longas sombras descabeladas sobre a praia. Na margem oposta do seu campo de visão, a maré baixa revela as estruturas de um curral de peixes. Mais um, depois outro. Os metros viram quilômetros –e nada de aparecer uma barra de rio que sirva de desculpa para um providencial retorno. "Bendito Leão!", você pensa alto. Gira sobre os calcanhares e parte de volta à pousada, sem ter encontrado o fim da praia.

Renata Buono
Furos de regulagem do mastro de uma jangada Alagoana
Furos de regulagem do mastro de uma jangada Alagoana
A mudança da paisagem logo faz você esquecer a distância. As nuvens servem de tela para os raios de sol e se colorem do lilás ao violeta. A maré bate em retirada e se esconde atrás do muro de arrecifes ao longe. Uma rasa piscina de tons esverdeados se estende por centenas de metros. A lua cheia aponta no horizonte e marca uma diagonal prateada até a faixa de areia. Dá vontade de correr, feito o leão de desenho animado.

Luciano Candisani/ kino.com.br
Peixe-boi que vive nas águas que banham o Porto de Pedra
Peixe-boi que vive nas águas que banham o Porto de Pedra
Contido pela preguiça, você se dá conta que está passando a entrada da pousada. Pare! É hora de reabastecer. E se entregar, sem muita resistência, à auto-indulgência de quem cumpriu seu dever atlético do dia –ou da semana. À beira da piscina, novo dilema: caipirinha de limão com manjericão ou batida de coco? Seja ousado, peça a especialidade perpetrada pelo J.R., misto de garçom, mestre-de-cerimônias e ícone local. Manjericão, gengibre, pinga e limão são mais do que uma rima. São a solução.

Na Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres (AL), é assim. Um dilema atrás do outro. Piscina particular ou praia? Ducha ou hidromassagem? Livro ou DVD? Rede ou futon? Lagosta ou camarão? Difícil, muito difícil.

Depois de se esbaldar na gastronomia sofisticada do chef Nilo Burgarelli, o hóspede pode se entregar ao ócio em uma rede ou em uma das piscinas da pousada
Você, leitor distraído, talvez tenha passado reto pela piscina particular acima referida sem se perguntar: "Como assim, por exemplo?" Pois é, o Tahiti não é aqui, mas alguns chalés do Toque têm sua própria piscina. Com vista para o mar. O lugarejo do Toque não é Bora-Bora, mas é um consolo.

Renata Buono
Cenas da Pousada do Toque: as frutas do café da manhã
Cenas da Pousada do Toque: as frutas do café da manhã
O problema é que tem também ofurô (no quarto), massoterapia (em uma palafita, que falta de imaginação!, com vista para o mar), passeio de jangada, TV de plasma 42 polegadas com DVDteca, restaurante cinco estrelas, caiaque... Não dá tempo. Se você quiser experimentar todas as opções, vai acabar exausto –ou com uma congestão. Contenha-se.

Apesar dos excessos, nada parece excessivo. Não há ostentação, nem novorriquismo na pousada. Tudo está bem encaixado no cenário exuberante. Os chalés, apartamentos e demais "prédios" se escondem na paisagem. Arquitetura de camuflagem. Camufla até os hóspedes: cada um, se quiser, pode se acomodar no seu espaço com privacidade absoluta. E se entregar ao ócio tendo apenas a rede por testemunha.

Renata Buono
Piscina particular do bangalô Bem-te-vi
Piscina particular do bangalô Bem-te-vi
Já a entrega à gula é pública. Começa no café-da-manhã. E podia terminar nele. Parece refeição italiana: prato de frutas variadas de entrada, suco personalizado com direito a refil, pão caseiro com manteiga derretendo, tapioca, ovos de todos os modos, bolos doces, tortas salgadas, chá, café expresso, queijo coalho. E o melhor, não precisa de despertador. Servido em uma área dedicada exclusivamente a ele, o café da manhã (contradição em termos) não acaba ao meio-dia, nem às cinco da tarde, nem, supostamente, antes das nove da noite. Sugiro que você se dedique a, laboriosamente, fiscalizar o cumprimento desses horários.

José Roberto de Toledo
Piscina da pousada
Piscina da pousada
Por falta de tempo, pule o almoço. E quando chegar o jantar, se resistir, limite-se à salada de rúcula da horta orgânica da pousada, temperada, no máximo, por um azeite com especiarias. Mas, como juízo não combina com férias, você vai mesmo é se esbaldar na gastronomia refinada do dublê de chef e dono, Nilo Burgarelli: lagostim grelhado com purê de abóbora, peixe com banana frita ou a imbatível "panela de ferro" (vou deixá-lo descobrir pessoalmente como é feita essa especialidade da casa). Aproveite: jantar e café da manhã estão incluídos na diária.

José Roberto de Toledo
Casa de massagens
Casa de massagens
Se você se sente capacitado a enfrentar todo esse estresse, prepare as malas. Compre uma passagem até Maceió ou Recife, alugue um carro e embarque nessa. De uma cidade ou de outra, a viagem até o Toque já é um passeio.

O trecho da costa alagoana que vai de Barra de Santo Antonio a Japaratinga guarda a rara combinação de baixa densidade demográfica e hoteleira com praias extraordinariamente belas, largas barras de rio, piscinas naturais, um "muro" quase contínuo de recifes ao largo da praia e coqueirais a perder de vista. A preservação é conseqüência do isolamento. Nesse trecho, a BR-101, que liga Pernambuco a Alagoas, afasta-se do litoral. Para quem vem de Maceió, a estrada de acesso ao Toque não tem saída, termina em Porto de Pedra. Do sentido contrário, só se chega por balsa. Por isso não há trânsito de passagem. Quem está lá é porque quer estar.

Renata Buono
J.R., o inventor
J.R., o inventor da caipirinha com limão e gengibre
PS: Se, ao princípio desse artigo, você não tivesse dado ouvidos ao Leão da Montanha e tivesse ido pela esquerda, acabaria encontrando a foz do Tatuamunha. Teria então duas opções: voltar atrás ou caminhar pela margem do rio. Nesse caso, com sorte, encontraria um dos peixes-boi
Renata Buono
A área de repouso e de ofurô de um dos bangalôs
A área de repouso e de ofurô de um dos bangalôs
que foram reintroduzidos na região através de um bem-sucedido projeto do Ibama. Para quem já conhece o projeto Tamar e nunca viu um peixe-boi de perto, saiba que ele é bem mais interativo e menos arredio do que as tartarugas marinhas.

José Roberto de Toledo é jornalista, editor-chefe do "Jornal do Terra" e vice-presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)

Como chegar

De Recife ao Toque são cerca de150 km de bom asfalto, 10 km de terra e uma balsa. O tempo de viagem depende da sua curiosidade. Se parar para conhecer a belíssima praia dos Carneiros, ou a badalada Porto de Galinhas, pode levar o dia inteiro na estrada. Se for disciplinado e escapar às tentações, três horas sãouma boa marca. A viagem é mais rápida por Maceió. A pousada oferece a opção de um transfer a partir da capital alagoana (cobrado à parte).

Quando ir

Vá logo. São Miguel dos Milagres, município onde fica a pousada, está dentro de uma área, por ora, excepcionalmente preservada do litoral alagoano e que o marketing turístico batizou de rota ecológica ou costa dos Corais. Por ora porque grandes empreendedores já descobriram a região e planejam construir na sua praia mais bonita um gigantesco resort, com direito a marina e campo de golfe onde existem hoje um mangue e um canavial.

Onde Ficar

Pousada do Toque
rua Felisberto de Ataíde s/n, povoado do Toque, município de São Miguel dos Milagres, Alagoas Tel. (0/xx/82) 3295-1127 www.pousadadotoque.com.br
Cada apartamento ou bangalô na Pousada do Toque tem um nome, uma personalidade e um preço. As diárias, em regime de, por assim dizer, meia-pensão, variam de R$ 330 a R$ 800. O luxo aumenta nos maiores e mais caros bangalôs, mas o conforto é grande em qualquer um deles. Para decidir em qual ficar, visite o site da pousada e escolha olhando as fotos.

Não deixe de ir

De jangada até a barra do Tatuamunha, com direito e navegar pelo rio e, com sorte, avistar Aldo, o peixe-boi mais simpático da região.
De carro até a barra do Camaragibe, a maior e mais bonita das redondezas, seguida de uma travessia em canoa e caminhada pela praia dos Morros, uma das poucas de mar aberto, até a falésia do final. Imperdível.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).