Revista da Folha

Lugar

29/11/2006

Caminhos: Sob o sol da Toscana

Cidades medievais, colinas verdejantes, gente acolhedora e ótima cozinha; a região central da Itália é um convite aos prazeres da vida

por Chantal Brissac

Andrea Pistolesi/Getty Images
Enit
Jardim em Florença; Ciprestes em Val D’orcia; Videiras em Chianti, região conhecida por seus ótimos vinhos
A luz de fim de tarde é clara, quase dourada, e incide sobre o cenário que passa pela janela do carro: campos de girassóis e bosques de ciprestes se intercalam com colinas suaves e vilarejos tirados de filmes; ao chegar à aldeia, as ruas se estreitam, e o clima ganha em magia. As casas de terracota desbotada, os becos, os ciclistas que deslizam pelas ruas. Alguns metros adiante, a fachada de um "ristorante" ou de uma "osteria" atrai o visitante. Na Toscana, é quase impossível viajar com uma programação exata e preconcebida. Ao contrário, são o prazer e a surpresa que regem um roteiro pela região conhecida não só por sua magnífica paisagem mas também pela excelente gastronomia.

Que tal degustar uma refeição típica toscana e experimentar uma das melhores safras de um Chianti no berço desse vinho? Isso faz parte do script. Especialmente entre Siena e Arezzo, área vinícola repleta de pequenos e grandes produtores, que recebem os turistas como se eles fossem parentes ou amigos.

A Toscana reserva belezas a cada época do ano. No verão e na primavera, a profusão de tons avermelhados marca o cenário. As videiras em flor contrastam com os telhados dos castelos e das "villas". O inverno traz neve, que cobre os campos com um manto liso e macio. O aconchego das albergarias é a compensação imediata para o frio que teima em congelar o nariz. O outono é igualmente uma boa fase para viajar pela região. Na verdade, na Toscana "não tem tempo ruim". Isso não deve ser lido ao pé da letra (chuvas e trovoadas podem pipocar em qualquer canto), mas, sim, pelo prisma de lugar aberto, generoso, cativante.

Divulgação

Hotel palácio

Ele é um dos clássicos de Milão. Assim como a Catedral de Duomo, o Teatro Alla Scalla e a Galleria Vittorio Emanuele, o Principe di Savoia é um daqueles pontos obrigatórios da cidade, bem no meio da Piazza della Repubblica. Preferido de reis, presidentes e celebridades, é considerado um dos hotéis mais luxuosos do mundo. Com lustres de cristal de Murano e cortinas de seda pura nas suítes, além de mosaicos, afrescos florentinos, ônix e mármore de Carrara nos banheiros, faz o tipo overchique. Nada é simplesinho ali. Os hóspedes podem ir às compras na via Montenapoleone a bordo da limusine do hotel ou experimentar uma massagem relaxante no spa. Com seus estupendos 500 m2 de puro requinte e uma piscina deslumbrante, a suíte presidencial custa 13.500 euros por dia.
Para se hospedar, o leque é diversificado. De hotéis pequenos e charmosos a belas fazendas agrícolas, onde se dorme em antigas construções e se acompanha a fabricação do azeite ou do vinho. No primeiro caso, um bom exemplo é o Posta Del Chianti, perto de Siena. É um daqueles hotéis na beira da estrada que surpreendem pelo conforto e pela deliciosa comida. No segundo, um destaque é a fazenda Montegiachi em Castelnuovo, também perto de Siena -aliás, um dos pontos imperdíveis da Toscana.

Atmosfera poética O ponto de partida de uma viagem de carro pela região pode ser a cidade de Milão. Uma opção agradável é ir até Gênova e de lá seguir pelo litoral até Livorno, parando em cidadezinhas lindas à beira-mar, caso de Castiglioncello, perto de Cecina. Essa encantadora paragem, repleta de lojinhas, cafés e restaurantes, é palco de uma das mais incríveis visões do Mediterrâneo. Para se hospedar, o Albergo Miramare é um clássico. Instalado em uma construção de 1912, oferece simplicidade e conforto, com direito à deslumbrante vista do mar Ligúrio.

Outra opção de roteiro é partir de Milão em direção a Bologna e, de lá, ir direto para Florença. O berço do Renascimento, terra-natal de Dante Alighieri, Maquiavel, Leonardo da Vinci e Michelangelo, é o coração da Toscana, de onde partem veios para os vilarejos mais recônditos -e também mais preciosos.

Em Florença, a lista de atrativos é imensa. Há história, arte e encantamento por toda parte. É uma cidade para ser vista com calma, embrenhando-se nas ruelas e descobrindo as belezas que um dia fizeram a cabeça dos humanistas. Nessa atmosfera poética e de culto ao belo parece que se vai esbarrar na próxima esquina com os pensadores da Academia Platônica, fundada em 1440, e seguir com o grupo para um drinque ou um café.

Viajar pela Toscana inclui paradas para degustar as especialidades de cada região e caminhadas pelos antigos vilarejos, onde imperam o ritmo tranqüilo e a hospitalidade dos locais
David Epperson/Getty Images
Sxc.hu
Morguefile
Moça caminha em Vertine, nas redondezas de Chianti; rebanho de ovelhas cruza estrada de um vilarejo; loja de artesanato em Pienza
A cidade que abriga cerca de 40% de todo o acervo artístico da Itália é esquadrinhada por turistas o ano todo, embora no inverno o movimento caia bastante. Nesse período, lugares como a Galleria Uffizi -que acolhe a mais importante coleção renascentista do mundo, com clássicos como "O Nascimento de Vênus", de Botticelli, e as madonnas de Rafael- podem ser visitados sem tantas horas de fila.

A Ponte Vecchio se põe imponente sobre o rio Arno, que corta a cidade. O Palazzo Vecchio, onde moravam os Médici, é outro ponto-chave, na belíssima Piazza della Signoria, esta uma galeria a céu aberto com esculturas originais e réplicas. Na cidade dominada durante 300 anos pela família Médici, também é importante conhecer o Palazzo Pitti, que já pertenceu ao clã e hoje é um complexo de museus. Já o Davi de Michelangelo, símbolo da Renascença, pode ser visto na Galleria Dell’Accademia.

Enit
Morguefile
A cúpula da catedral Duomo, em Florença; visão de Lari, vilarejo medieval
Cinco sentidos A cidade tem vários bons hotéis perto dos pontos históricos, mas nenhum tão elegante quanto o Grand Hotel Villa Medici, instalado em um palácio do século 18. O suntuoso interior, decorado com obras de arte, esculturas e móveis antigos, pede uma visita. Pertinho do jardim, o restaurante também atrai, especialmente pela refinada cozinha florentina, capaz de mesclar ingredientes frescos como ervas e legumes a carnes de caça ou frutos do mar, tudo perfumado pelo melhor azeite extravirgem.

A partir de Florença, o viajante se depara com um monte de cidadezinhas. Uma delas é San Gimignano, inacreditável com suas 13 torres dos séculos 12 e 13 (ela já chegou a ter 72) e um vilarejo todo murado, onde só se anda a pé. Outra é Lucca, berço do compositor Giacomo Puccini, cercada por uma fortificação de 4 km de extensão e 20 m de altura. Às margens do rio Serchio, parece um povoado perdido no tempo. Volterra, ali pertinho, também tem seus encantos. Entre uma visita e outra, já que as colinas nem sempre são brandas, os inigualáveis "gelatos" funcionam como aditivo. Pisa, celebrizada pela torre inclinada, igualmente merece uma pausa. Enfim, a Toscana é lugar para desfrutar, curtir, ficar mais tempo. Como acontece no filme "Sob o Sol da Toscana", de Audrey Wells (adaptado do romance de Frances Mayers), em que uma turista decide, num ímpeto, comprar uma velha casa da região, não faltam idéias desse tipo passando pela cabeça de quem viaja por lá.

Em Milão e Florença, a jornalista Chantal Brissac se hospedou a convite dos hotéis Principe di Savoia e Grand Hotel Villa Medici.

Hotéis

Milão
Hotel Principe di Savoia
Piazza della Repubblica 17
Tel. (0/xx/11) 3286-0755
www.hotelprincipedisavoia.com
Oferece diárias a partir de 460 euros.

Florença
Grand Hotel Villa Medici
Via Il Prato, 42
Tel. (0/xx/11) 3286-0755
www.villamedicihotel.com
Único hotel da cidade com piscina, oferece suítes amplas e elegantemente decoradas. Diárias a partir de 250 euros, com café da manhã.

Siena
Hotel Posta Del Chianti
Loc. Colonna del Grillo
Tel. (00/xx/39/05) 7735-3000
www.postadelchianti.it
Sossego, conforto e um restaurante com excelente carta de vinhos da região. Diárias a partir de 90 euros.

Fazenda Agrícola Montegiachi
Tel. (00/xx/39/05) 7736-3091
www.montegiachi.com
Aluga "villas" para grupos ou famílias, com cinco suítes, cozinha e salas, equipados com toda modernidade. Diárias a partir de 550 euros.

San Gimignano
Hotel Da Graziano
Via G. Matteotti, 39/A
Tel. (00/xx/39/05) 7794-0101
www.hoteldagraziano.com
Fica a 250 m do centro histórico e oferece quartos com visão para o vilarejo. Diárias a partir de 100 euros.

Castiglioncello
Albergo Miramare
Via Marconi, 8
Tel. (00/xx/39/05) 8675-2435
www.albergo-miramare.it
Construído em 1912, o Miramare oferece quartos amplos e serviço cordial. Diárias a partir de 90 euros.

Restaurante

La Baracchina
Punta Righini
Tel. (00/xx/39/05) 8675-2003
Um terraço plantado sobre as rochas, de cara para o mar, esse é um dos restaurantes mais gostosos de Castiglioncello. Os pratos à base de peixe e frutos do mar são inesquecíveis. O garçom Alexis, que já veio várias vezes ao Brasil, dá sempre ótimas dicas.

FolhaShop

Digite produto
ou marca