Revista da Folha

Lugar

29/11/2006

Cultura pop: Viajante Intrépido

Líder da banda escocesa Belle & Sebastian, Stuart Murdoch faz um passeio por Glasgow no ritmo gostoso de suas composições

por Gabriela Sampaio

www.britainonview.com
Divulgação
Stuart Murdoch, líder e vocalista do grupo; Gordon Street, em Glasgow, e a banda Belle & Sebastian
A herança industrial de Glasgow nunca foi páreo para a fotogenia de Edimburgo. Mas a capital escocesa, por outro lado, nunca teve fôlego para acompanhar a cadência da maior cidade do país, eleita o destino turístico número 1 de 2006 pelo guia norte-americano "Frommer’s".

Com cerca de 630 mil habitantes (200 mil a mais que Edimburgo), Glasgow tem a audácia e a agitação de uma metrópole americana ou européia. Mais do que isso, consegue manter sua personalidade única de cidade que transpira arte e cultura pop.

Entre seus ilustres cidadãos estão o escritor Alasdair Gray e o arquiteto Charles Rennie Mackintosh. Mas é no campo da música que Glasgow é mais prolífica, com frutos como as bandas Teenage Fanclub, Primal Scream, Mogwai e Belle & Sebastian.

Esta última começou timidamente há dez anos. Em 2005, contudo, foi votada pelos leitores da revista local "The List" como "a melhor banda escocesa de todos os tempos", desbancando dinossauros (Simple Minds), clássicos (Cocteau Twins) e a última novidade (Franz Ferdinand).

"Acho que a banda não representa todo o país, mas sim a Escócia que eu conheço", diz Murdoch, em entrevista por telefone, entre xícaras de chá dos dois lados da linha. "Por muito tempo as pessoas viram meu país ora como um lugar violento, ora como a imagem turística das Highlands e do tartan. Nossa visão é mais atual." E é Glasgow, cidade natal de Murdoch, e seus habitantes, que funcionam como suas musas, inspirando as letras e os curiosos personagens nas músicas do Belle & Sebastian. "Acho que Glasgow se supera", acredita o vocalista. "Mesmo sendo pequenina, tem atrações culturais de uma grande cidade."

Pubs e afins

Em Glasgow, Murdoch destaca o bairro onde ele próprio vive, o badalado West End, repleto de cafés, bares e restaurantes. "As pessoas são amigáveis e te apóiam. No meu caso, pelo menos, foi fácil. Mas talvez as coisas tenham se tornado um pouco mais competitivas para as bandas nos últimos dez anos", pondera.

Glasgow reserva surpresas como o Loch Lomond, o famoso parque nacional escocês, e a costa oeste, pontuada por belas ilhas, como a de Arran
Indagado sobre o que fazer em Glasgow, Murdoch mais uma vez apela para a modéstia. "Eu sempre tenho a impressão de que as coisas que eu gosto de fazer não são necessariamente as que os outros gostariam. Por exemplo, eu não diria ‘vá a um museu’. Eu digo, ‘vá ver o que está rolando em termos de música, visite os pubs, flane pelas ruas’. O importante é andar por aí", aconselha.

Construída sobre 43 colinas, Glasgow também fica a um pulo do mar e da montanha. Nesse caso, não qualquer montanha, mas as fantásticas Highlands, distantes apenas meia hora da cidade e um "must-do" na opinião do vocalista. O lugar preferido de Murdoch para espairecer e descansar é o idílico Loch Lomond, o primeiro parque nacional escocês.

Outro ponto favorito de Stuart é a costa oeste, salpicada por ilhas visitadas na infância, a bordo do barco do pai. A ilha de Arran é sua eleita. "É uma hora de estrada, mais uma hora de balsa. Por conta desse trajeto, a impressão que se tem é a de escapar, de estar distante de tudo. Além disso, Arran tem uma vida selvagem incrível. Gosto particularmente de ver os golfinhos e as focas."

A cena parece bucólica demais e rock’n’roll de menos? Mas o Belle & Sebastian fez sua fama exatamente por não seguir as normas da velha cartilha do rock (drogas, escândalos, quartos de hotel destruídos). Stuart ainda organiza encontros de jovens para a igreja que freqüenta, evita álcool e não é muito atraído por entorpecentes.

A fórmula não tardou a conquistar fãs pelo mundo todo e como conseqüência o Belle & Sebastian já realizou uma série de turnês. A mais recente delas, na onda do lançamento do CD "The Life Pursuit", começou em janeiro no Reino Unido, passou pelas duas costas dos EUA, visitou a Europa e depois seguiu para Austrália e Japão.

Com passaporte mais do que carimbado e uma notável resistência ao "jet-lag" (atribuída a seu sono leve), Murdoch tem uma predileção um tanto incomum pelo transporte público terrestre. E também gosta de correr. "É um jeito ótimo de conhecer os arredores. Saio do hotel sem mapa e com algum dinheiro no bolso. E sempre acho o caminho de volta", diz, orgulhoso. "Também gosto de ir à igreja, onde encontro pessoas comuns, famílias."

Depois de ter visto meio mundo, a opinião sobre o seu país mudou? "Ah, sim. Para o bem e para o mal", admite Murdoch. "Na Califórnia, as pessoas são tão mais abertas! E você pode fazer o que bem quiser. Na Escócia, você tem que ser uma pessoa estabelecida e não um poeta. Parece ruim, mas com este contraste realista eu aprendi a achar um meio-termo. Aprendi a amar o país onde nasci. Não quero dizer que só há anjos na Escócia, mas somos genuinamente amigáveis e despretensiosos, especialmente em Glasgow!", diz, com uma gargalhada.

Hotéis

City Inn Glasgow
Finnieston Quay
Tel. (0/xx/44/141) 84-58-38-12-77
www.cityinn.com/glasgow
Fica às margens do rio, no centro da cidade. É marcado pelo design moderno e pelo conforto das instalações. Diárias a partir de US$ 300.

Menzies Glasgow Hotel
27, Washington Street
Tel. (0/xx/44/141) 222-2929
www.menzies-hotels.co.uk
A poucos passos do burburinho de lojas e casas noturnas, conta com sauna, hidromassagem e piscina. Diárias a partir de US$ 140.

Restaurantes

Bouzy Rouge Seafood & Grill
Quincy House, 71 Renfield Street
Tel. (0/xx/44/141) 333-9725
www.seafoodandgrill.co.uk
Imbatível com seu cardápio de frutos do mar.

Amber Regent
50, West Regent Street
Tel. (0/xx/44/141) 331-1655
www.amberregent.com
Clima chinês, das pinturas das paredes ao menu, irretocável.

Café Gandolfi
64, Albion Street
Tel. (0/xx/44/141) 552-6813
Delicioso café ambientado em cenário clássico, Confira os belíssimos vitrais da janela, de John Clark.

Não deixe de ir

Highlands, Terras Altas
100 km ao norte de Glasgow, é o ponto mais alto da Grã-Bretanha, uma das aisagens famosas da Escócia. As terras altas contam com montanhas, vales e lagos, onde aventureiros encontram locais para esqui, canoagem, rafting.

Loch Lomond
www.lochlomond-trossachs.org
A área se tornou o primeiro Parque Nacional da Escócia. Entre as montanhas e o mar, o visitante pode escolher entre trilhas, acampamentos e cruzeiros.

Ilha de Arran
Costa oeste da Escócia
www.arran.uk.com
Conhecida como "Escócia em miniatura", é um bom destino para quem gosta de caminhadas e montanhismo. Também é popular para a prática de esportes aquáticos, golfe e pesca.

FolhaShop

Digite produto
ou marca