Revista da Folha

+ dinheiro

27/11/2006

Renda variável: Cuidados na hora de investir

por PAULA PAVON

O primeiro passo para quem vai começar a investir em ações é escolher uma corretora especializada em pessoas físicas. "Muitas delas oferecem relatórios detalhados", explica Gilberto Biojone, consultor da Associação Nacional das Corretoras.

Para selecionar os papéis, estude a atividade principal da empresa, se está em um setor em expansão e como foi o desempenho dela nos últimos três anos.

Em seguida, pondere as sugestões dos analistas. "Sempre indicamos empresas que tenham bases sólidas e bons fundamentos, o que não se resume a indicar as blue chips", diz Marco Aurélio Barbosa, analista da Coinvalores.

Um dos critérios pode ser investir somente nas empresas que pagam bons dividendos, que funcionam como uma renda fixa. Estudo da Economática mostra que as ações que mais pagaram dividendos nos últimos 12 meses foram Siderúrgica Nacional e AES Tietê. Outra opção é escolher os papéis por setores. Infra-estrutura, energia elétrica, consumo e imobiliário estão em alta.

Outra estratégia é ter metas de valorização. "Se subir 20% em prazo menor do que o investidor previa, é hora de vender", exemplifica Roberto Nishikawa, presidente da corretora Itaú.

FolhaShop

Digite produto
ou marca