Folha de S.Paulo Moda
* número 18 * ano 5 * sexta-feira, 11 de agosto de 2006
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moda / notas

Designer brasileira cai no mundo

Os traços da designer paulistana Pipa, 36, têm aparecido em diversas publicações ao redor do mundo. Há um ano morando em Londres, ela assina as 20 capas da série de clássicos “Great Journeys”, que a editora Penguin relança neste semestre na Inglaterra. Há mais de seis meses, Pipa colabora com a revista “Vogue” japonesa, para qual cria ilustrações supercoloridas, e com publicações na Turquia e Miami. Outros trabalhos incluem uma série de estampas para o designer americano Scott Langton e objetos que foram expostos na Open Call, mostra que Eli Sudbrack, outro artista brasileiro, fez em Viena. Pipa tem planos de lançar uma linha de produtos no Brasil, que incluirá adesivos, almofadas, lençóis, papel de parede e outras coisinhas para casa. Um de seus projetos mais conhecidos por aqui é o restaurante japonês Shimo, para o qual criou a identidade visual. (Camila Yahn)

Arte nos pés

A Crispianos, das sócias Sylvie F. Quartara e Rachel Johnson, é a nova marca de sapatos a despontar na cidade. A grife já exporta seus calçados e agora investe no mercado nacional. A dupla parte do artesanato brasileiro para criar um produto diferenciado, que tem entre seus pontos altos o uso de materiais inusitados. Redes de pesca viram um tecido de textura macia, e crochê de fio de cobre adornam alguns modelos. Um sapato sai por volta de R$ 400. “Considerando que a moda passa e o estilo permanece, oferecemos um produto que seja ‘atemporalmente’ belo”, diz Sylvie. A Crispianos terá um corner na nova loja de Annelise Salles e Ucha Meirelles, que abre neste mês no Baixo Jardins. (Camila Yahn)

Vanguarda francesa no Brasil Com a inauguração de sua loja em SP, prevista para outubro, o coletivo de moda Surface to Air quer propor um novo jeito de ver moda no país. O grupo funciona como uma agência para o mercado de moda. Elo entre o artístico e o comercial, seu trabalho vai além de sites e publicidade. Há dois anos, o coletivo criou em Tóquio a Loveless, loja-conceito da grife Burberry, que aportou no Japão atrás de um público jovem. A linha masculina da STA, desenhada por Nicolas Taralis, ex-assistente de Heidi Slimane, será vendida aqui. (Priscilla Santos)

Prazeres Ocultos A Unknown Pleasures é a marca que está no corpo dos descolados que circulam nos lugares mais bacanas de Londres. Desenhada pelo carismático Stephen Caton, figura importante no cenário musical britânico nos anos 80/90, a UP busca inspiração no rock, no cinema e no sexo, combinação que logo fez da marca um sucesso entre os garotos ingleses. Suas coleções são hoje encontradas em

40 pontos de venda selecionados. A produção pequena, quase artesanal, ajudou a grife a conquistar um certo ar de cult. (Eduardo Jordão)

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