Esporte

Mundial de Clubes

08/12/2006

História

da Folha Online

O primeiro Mundial realizado com o aval da Fifa, entidade máxima do futebol, aconteceu em 2000, no Brasil. Apesar de nunca ter conquistado um troféu sul-americano, o Corinthians foi um dos representantes do país por ser o atual campeão nacional. O outro foi o Vasco, apesar de o Palmeiras ter sido o vencedor da Libertadores-1999. Porém o time carioca, que foi campeão sul-americano em 1998, acabou jogando o Mundial.

Além de corintianos e vascaínos, o Manchester United (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Necaxa (México), Al-Nassr (Arábia Saudita), South Melbourne (Austrália) e Raja Casablanca (Marrocos) jogaram o Mundial. Os dois times brasileiros finalizaram em primeiro em seus grupos e disputaram o título, no dia 14 de janeiro de 2000, no Maracanã, no Rio. Após empate por 0 a 0, o Corinthians bateu o rival por 4 a 3 nos pênaltis.

Cinco anos após a experiência no Brasil, a Fifa decidiu recriar o seu Campeonato Mundial. A nova fórmula, que tem como sede o Japão, inclui jogos eliminatórios entre os campeões das seis federações que formam a entidade. Na primeira edição desse novo torneio, em 2005, o São Paulo superou o Liverpool por 1 a 0 e venceu pela terceira vez um torneio com o status de Mundial.

As duas outras conquistas da equipe paulista aconteceram na Taça Intercontinental, que mesmo sem contar com times de todas as confederações filiadas à Fifa, envolvendo os campeões da Libertadores (América do Sul) e da Copa dos Campeões (Europa), representava um título mundial, principalmente após a final ser disputada no Japão, a partir de 1980. O torneio, que teve sua última final em 2004, quando o Porto bateu o Once Caldas nos pênaltis, foi incorporado pelo Mundial de Clubes da Fifa. A entidade, inclusive, reconhece os vencedores da competição.

O Mundial interclubes iniciou em 1960, quando o Real Madrid derrotou o Peñarol na decisão, com jogos de ida e volta. Apenas duas vezes não foi disputado --1975 e 1978. O futebol brasileiro chegou a 11 finais, tendo conquistado seis títulos: Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993). Os gremistas foram vice ainda em 1995 --também perderam na final Cruzeiro (1976 e 1997), Palmeiras (1999) e Vasco (1998).

O maior vencedor do Mundial interclubes é o futebol argentino, com nove troféus, seguido pelo italiano, que soma sete. O argentino Boca Juniors, o italiano Milan, o espanhol Real Madrid e os uruguaios Nacional e Peñarol, além do São Paulo, detêm o recorde de três conquistas individuais.

A final da competição passou a ser realizada no Japão em 1980. O primeiro time brasileiro a triunfar em campos asiáticos foi o Flamengo, que liderado por Zico ergueu o troféu em 1981 --3 a 0 sobre o Liverpool. Dois anos depois, o Grêmio alcançou a maior glória de sua história ao superar o Hamburgo por 2 a 1, com dois gols de Renato Gaúcho. O melhor momento do país, porém, foi na década de 90, quando, além dos dois títulos do São Paulo, foi vice outras quatro vezes --Grêmio (95), Cruzeiro (97), Vasco (98) e Palmeiras (99).

FolhaShop

Digite produto
ou marca