Educação

Simulado

19/11/2006

Resoluções - Biologia

da Folha Online

Comentários sobre as questões de biologia.

69 - Resposta C. Para diminuir a devastação de florestas nativas com o fim de produção de papel e celulose é possível, entre outras coisas, aumentar a reciclagem do papel ou seu uso racional. Porém, ao aumentar a exportação, ocorre um impacto ambiental ainda maior.

70 - Resposta E. As espécies exóticas trazem sempre desequilíbrios ecológicos, por alterar as cadeias alimentares e possibilitar a introdução de novos parasitas. A competição com espécies autóctones (nativas) só é possível se houver sobreposição de nichos ecológicos, ou seja, se os nichos forem semelhantes.

71 - Resposta E. Pelos dados da questão é possível definir a galactosemia como característica determinada por gene autossômico e recessivo (g), já que um casal normal gerou uma filha com o problema. Podemos também afirmar que o casal é heterozigoto (Gg).

As possíveis fecundações são:

 Gg
GGGGg
gGggg

Dessa forma, a chance de nascer descendente normal é de ¾, enquanto a de nascer afetado é de ¼. Essas frações valem para cada descendente.

Se o casal pretende ter mais 3 filhos, a chance de que, pelo menos um, venha a ser afetado pela anomalia, pode ser assim calculada:

3 doentes ou 2 doentes e 1 normal ou 1 doente e 2 normais.

Embora seja possível calcular a probabilidade da expressão acima, utilizando a regra do produto (para eventos independentes) e também a regra da soma (para eventos mutuamente exclusivos), podemos ir pelo caminho oposto:

Para facilitar, podemos calcular a chance de nascerem 3 descendentes normais, pela regra do produto, pois os nascimentos são eventos independentes:

G_eG_eG_  
3x3x3=27
4 4 4 64

Isso representa o complemento do número que desejamos, assim:

1 - 27/64 = 37/64

72 - Resposta A. Interdisciplinaridade entre Biologia e Literatura: o aluno precisava conhecer a obra de Machado de Assis e resolver um teste de DNA. No livro "Dom Casmurro", o autor dá claras evidências de adultério; Capitu teria traído Bentinho com seu amigo Escobar; dessa relação teria nascido o filho Ezequiel. Note que esse é o ponto de vista do narrador da obra: o marido Bentinho. Machado não quis ou não pôde escrever se essa traição teria realmente ocorrido. Por esse motivo, nós não quisemos identificar os padrões eletroforéticos pertencentes a Bentinho e Ezequiel, apenas identificando-os como Homem A e Homem B.

Mas como determinar a paternidade em um exame como esse? É simples: as faixas correspondem a segmentos de DNA que foram hibridizados com sondas. Devemos procurar faixas que estejam presentes na criança e ausentes na mãe, essas faixas devem estar necessariamente presentes no pai biológico. O aluno encontraria essas faixas pela coluna de Ezequiel: a segunda e a última faixas. Portanto, o pai seria o Homem B.

73 - Resposta C. Organismos autótrofos fixam carbono na forma CO2 pelos processos fotossíntese ou quimiossíntese.

Se o fóssil tem 12,5% de carbono 14 em relação aos seres vivos, podemos admitir que se passou 3 vezes o tempo de meia-vida, pois o decaimento é exponencial. Assim, de 100% vai para 50%, de 50% decai para 25%, e finalmente, após mais um tempo de meia-vida chega em 12,5%. Portanto, 3 vezes 5730 é igual a 17190 anos. Aqui temos interdisciplinaridade entre Biologia e Química.

74 - Resposta B. A febre maculosa tem como agente etiológico (causador) a bactéria rickettsia, um procarionte do Reino Monera. Seu vetor (transmissor) é o carrapato estrela, um ectoparasita que tem vários hospedeiros, tais como gatos, cães, cavalos, além do homem. O carrapato é um aracnídeo do Filo Artrópodos. Caso a pessoa encontre um carrapato em sua pele, deve retirá-lo com cuidado, pois se o esmagar com as unhas ocorre a transmissão da doença.

75 - Resposta E. Os taxonomistas costumam utilizar chaves dicotômicas para classificar organismos. Essas chaves, como o nome sugere, dão sempre duas opções de classificação em cada passo (dicha= em dois e thomé= divisão). O aluno deveria optar pelas indicações I', II', III' e IV'. A planta que produz flores e folhas com nervuras, necessariamente dispõe de tecidos vasculares e estruturas de polinização. Além disso, flores vistosas são polinizadas por animais e não pelo vento. Por último, as Angiospermas Monocotiledôneas apresentam nervuras foliares paralelas, diferentes das nervuras ramificadas (reticulinérveas) apresentadas na figura. O aluno que conhece um pouco mais de vegetais, sabe que as flores só surgem em Angiospermas.

76 - Resposta B. As adaptações citadas são típicas da Caatinga, as plantas desse Bioma só sobrevivem ao estresse hídrico por conta dessas, e de outras não citadas.

77 - Resposta A. O erro está em dizer que a única função comum aos pêlos e penas é a de atuar como isolante térmico. Tanto a plumagem como a pelagem podem servir como identificação sexual (dimorfismo sexual), ou até mesmo camuflagem, entre outras funções.

78 - Resposta D. O "mau" colesterol é o LDL, pois em maior concentração pode acarretar problemas cardiovasculares, tal como o infarto. Porém, o colesterol é útil por servir como precursor de várias substâncias importantes como as citadas na alternativa correta d, além de fazer parte da membrana plasmática. Quando as células englobam as LDL por pinocitose elas são digeridas pelos lisossomos. Por fim, o colesterol pode ser ingerido (exógeno) ou produzido pelo organismo (endógeno).

79 - Resposta D. Interdisciplinaridade da Biologia com Inglês. O texto simples, com muitas palavras de grafia semelhante ao Português, trata do ciclo de vida humano: cada célula somática humana normal tem 46 cromossomos, sendo 44 autossomos (22 pares de cromossomos homólogos) e um par sexual (XY ou XX). O zigoto se desenvolve por mitoses. O adulto produz gametas por meiose. Assim, a célula com 22 autossomos e um cromossomo Y só pode ser um espermatozóide.

FolhaShop

Digite produto
ou marca