Educação

Simulado

19/11/2006

Resoluções - História

da Folha Online

Comentários sobre as questões de História

41 - Resposta D. Enquanto a tela de Daddi tem nítida inspiração teológica e medieval, a arte renascentista valoriza modelos humanos destituídos de santidade e procura representá-los tal qual eles aparecem aos olhos do observador.

42 - Resposta E. O texto argumenta que os soldados que combatem pela grandeza de Roma não têm terra. Como indica a referência da obra, Plutarco está tratando do contexto das lutas sociais em Roma, na fase republicana, momento no qual os irmãos Gracos defenderam uma proposta de reforma agrária que não se efetivou.

43 - Resposta C. O texto faz referências diretas ao fato do estado absolutista ser um tipo de "escudo" da nobreza contra o campesinato (nova carapaça política de uma nobreza atemorizada) e, além disso, um meio utilizado por esta mesma nobreza, para preservar sua posição de poder num contexto de ascensão da burguesia, enriquecida através do comércio.

44 - Resposta B. Uma das principais objeções de Lutero à Igreja Católica era a venda indiscriminada de indulgências como forma de remissão dos pecados. Segundo Lutero, nenhum tipo de "boa obra" poderia ter efeito sobre a salvação. Para ele a salvação é possível "pela fé somente" (teses 21 e 36).

45 - Resposta C. Hobsbawn chama a atenção no seu texto para a percepção de Lênin de que um país predominantemente agrário como a Rússia não poderia transitar para o socialismo sem o apoio de nações industrializadas da Europa Ocidental. Para Lênin tratava-se de aproveitar a "janela" da revolução que se abriu na Rússia czarista e esperar com ansiedade o sucesso da revolução européia.

46 - Resposta B. O texto da pergunta faz referência explícita ao fato do governo ter privatizado o setor elétrico. A notícia do jornal destaca que a concretização da privatização não evitou os problemas que ela visava resolver (aumento dos investimentos e da oferta de energia).

47 - Resposta E. Vieira afiram no texto que os africanos que não têm fé nem conhecimento de Deus têm sua alma condenada ao inferno. Já os que foram trazidos à América como escravos, tomaram conhecimento de Deus obtendo a oportunidade da salvação.

48 - Resposta A. O poema de Gonzaga acusa autoridades coloniais de tratar de forma distinta os pequenos e os grandes devedores, cobrando com o rigor os pequenos e poupando os grandes, em troca de gratificações ("repartem contigo os cabedais, que são do reino.") Formas extorsivas de tributação (derrama) foram fator decisivo da Inconfidência Mineira.

49 - Resposta C. O processo da Independência do Brasil foi conduzido pela aristocracia escravista e latifundiária. Darcy Ribeiro destaca que a preservação da unidade territorial do país num contexto no qual a América espanhola se fragmentou em inúmeros pequenos estados, foi um feito extraordinário.

50 - Resposta E. Paulo Prado, ideólogo do Modernismo brasileiro, afirma que "O negro cativo...envenenou a formação da nacionalidade...", sendo assim, a superação ou eliminação deste componente era condição para melhora dos costumes e formação de um sociedade íntegra.

51 - Resposta D. JK destaca que é fundamental desenvolver o país buscando o equilíbrio e a harmonia o que implicava em atenuar as grandes desigualdades regionais existentes.

18 - Resposta E. A expressão "infinito enquanto dure" é um paradoxo, pois aquilo que não tem fim não pode ter duração limitada. A idéia de duração pressupõe a idéia de fim. Esse aparente contra-senso constitui o paradoxo. É o mesmo que ocorre quando Camões diz que o amor é um contentamento descontente. Na letra A, aparece o quiasmo (figura de inversão); na B, pleonasmo ("rir meu riso") e antítese (riso/ pranto// pesar/ contentamento); na C, metáfora ("mar" = "lírios de espuma"); na D, perífrase ("assento etéreo" = céu).

FolhaShop

Digite produto
ou marca