24/10/2006
Apresentação: Metodologia
por RENATO ESSENFELDER
Para descobrir quais são as marcas mais lembradas do país, o Datafolha entrevistou 5.333 brasileiros com idade a partir dos 16 anos pertencentes a todas as classes sociais e com diferentes graus de escolaridade.
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 2 de agosto último e compreendeu 127 municípios distribuídos por todos os Estados do país, incluindo o Distrito Federal.
O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro sub-universos, que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
A pergunta inicial dos pesquisadores é "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?". A partir das respostas, determinam-se quais são as empresas mais lembradas pelos brasileiros independentemente de categorias. As mais citadas nesse item levam o prêmio Top do Top. Neste ano, o troféu foi dividido por Omo, Nestlé e Coca-Cola.
À pergunta inicial seguem-se questões específicas, como "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?". As respostas são utilizadas para encontrar os vencedores das 40 categorias de produtos e serviços incluídas no prêmio.
É importante salientar que todas as respostas são espontâneas, isto é, os entrevistados têm liberdade para citar qualquer marca e não escolhem entre opções previamente definidas.
Em caso de empate técnico são utilizados os resultados da segunda pergunta feita pelo Datafolha em cada categoria: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de cerveja você se lembra?". A questão mede o "awareness" das empresas, termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica outras marcas reconhecidas pelos entrevistados.
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