Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
24/10/2006

Apresentação: Metodologia

por RENATO ESSENFELDER

Para descobrir quais são as marcas mais lembradas do país, o Datafolha entrevistou 5.333 brasileiros com idade a partir dos 16 anos pertencentes a todas as classes sociais e com diferentes graus de escolaridade.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 2 de agosto último e compreendeu 127 municípios distribuídos por todos os Estados do país, incluindo o Distrito Federal.

O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro sub-universos, que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

A pergunta inicial dos pesquisadores é "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?". A partir das respostas, determinam-se quais são as empresas mais lembradas pelos brasileiros independentemente de categorias. As mais citadas nesse item levam o prêmio Top do Top. Neste ano, o troféu foi dividido por Omo, Nestlé e Coca-Cola.

À pergunta inicial seguem-se questões específicas, como "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?". As respostas são utilizadas para encontrar os vencedores das 40 categorias de produtos e serviços incluídas no prêmio.

É importante salientar que todas as respostas são espontâneas, isto é, os entrevistados têm liberdade para citar qualquer marca e não escolhem entre opções previamente definidas.

Em caso de empate técnico são utilizados os resultados da segunda pergunta feita pelo Datafolha em cada categoria: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de cerveja você se lembra?". A questão mede o "awareness" das empresas, termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica outras marcas reconhecidas pelos entrevistados.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).