Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
24/10/2006

História: Pioneiro critica falta de idéias

por RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO

A Lynxfilm foi uma das precursoras do comercial de televisão. Produziu cerca de 20 mil filmes, muitos dos quais hoje são considerados clássicos, como as primeiras campanhas da Varig. No começo, as peças eram encomendadas diretamente pelos anunciantes. Depois as agências começaram a intermediar as produções da época (das décadas de 1950, 60 e 70).

Leia abaixo trechos da entrevista com o fundador da produtora, Cesar Mêmolo Jr., 78.

Como surgiu a Lynxfilm?

Comecei a fazer cinema amador em 8 mm e 16 mm. Ao mesmo tempo, trabalhava no hotel do meu pai. Recebi um convite para trabalhar na [companhia cinematográfica] Vera Cruz, como assistente de direção. Depois ganhei uma bolsa para um curso de direção na Itália e fui convidado para dirigir um longa-metragem. Foi um sucesso de crítica, mas um fracasso de público.

Desempregado, eu tinha duas opções: ser gerente do hotel do meu pai ou aproveitar o início da televisão para produzir filmes comerciais. Comprei uma câmera, aluguei um escritório e montei uma produtora, chamada Lince Filmes. Cheguei a ter cem pessoas trabalhando. Fomos os precursores do desenho animado. Chegamos a ser a terceira maior produtora do mundo.

O comercial dos Cobertores Parahyba está até hoje na memória de algumas gerações. Como ele foi feito?

Foi uma encomenda de uma agência, da qual não me lembro o nome. Eles forneceram o bonequinho, e nós fizemos a criação [animação] e filmamos. O filme marcou por causa do "jingle" e porque ia ao ar todas as noites, às 21h. Foram mais de 20 mil comerciais em 30 anos.

Em sua opinião, os publicitários modernos conseguem fazer peças tão impactantes quanto as de outrora?

Não. Hoje em dia, assisto e lamento. Há um retrocesso enorme. Hoje não há criatividade. Antigamente, os filmes tinham muito mais idéias, eram mais sutis, tinham humor. Hoje todos eles se parecem.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).