Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
24/10/2006

Alimentação: Três líderes no horizonte

por FLÁVIA PEGORIN

O primeiro lugar da categoria leite foi intensamente disputado. Empatadas dentro da margem de erro e também no critério de desempate, Parmalat (13%), Ninho (13%) e Itambé (11%) dividiram o topo do pódio.

Das três, a que mais parece ter motivos para comemorar é a Itambé, que leva para casa pela primeira vez o troféu da categoria. Segundo Otto Dornas, gerente de marketing da empresa, "o crescimento da lembrança da marca Itambé está diretamente ligado ao crescimento da empresa no mercado". "A Itambé ampliou a sua área de atendimento e aumentou o mix de produtos em cerca de 20% nos últimos anos", completa.

O centro da comunicação da empresa, que tem apresentado trajetória consistente de crescimento no Folha Top of Mind, é o ponto-de-venda. "São ações de merchandising, que estimulam a experimentação e a fidelização do consumidor. A marca também tem atuado através de participações em eventos culturais e esportivos", afirma Dornas.

A Parmalat afirma buscar uma ligação afetiva com o consumidor. "A distribuição por todo o território brasileiro, com várias fábricas regionais, foi importante para o fortalecimento da marca. O crescimento recente não teve como base novas campanhas publicitárias, e sim o retorno às gôndolas dos supermercados com sua qualidade habitual", diz Othoniel Rodrigues Lopes, diretor-superintendente.

Produzido desde a década de 50, Ninho é uma das mais tradicionais marcas do país -e aproveita esse título. O diretor de marketing da Nestlé, Mário Castelar, explica que esse é um dos principais motivos para o produto estar sempre entre os mais lembrados. "No Brasil, a sociedade tem muito apego às marcas antigas."

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).