Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
24/10/2006

Comunicação: Vivo também usará GSM

por HENRIQUE FRUET

O futuro reserva novas brigas pelos clientes das operadoras de telefonia celular. Até o final do ano, a Vivo já terá terminado de instalar sua rede GSM, a mesma tecnologia utilizada pela maioria dos concorrentes. Resultado de um investimento de R$ 1 bilhão, a nova rede vai possibilitar a oferta de aparelhos mais baratos.

A empresa nega que vá migrar totalmente para o formato, contudo. Segundo Roberto Lima, presidente da Vivo, as redes de tecnologia CDMA e TDMA continuarão em atividade. "O mercado de 'roaming' [operação fora da área inicial de cobertura] é muito importante", afirma, lembrando que o GSM é o sistema mais utilizado no mundo todo. Atualmente, os usuários da Vivo que vão para a Europa, por exemplo, têm de trocar seu aparelho temporariamente por um celular GSM para poder desfrutar do "roaming", já que seus aparelhos CDMA não funcionam por lá.

Outra vantagem do sistema GSM é praticamente impossibilitar a clonagem de aparelhos. Com o GSM, o usuário também vai poder trocar de aparelho com mais facilidade: só terá de inserir seu chip num novo terminal.

A adoção da tecnologia GSM pela Vivo pode ter outros impactos positivos para o usuário de telefonia móvel . "Para o consumidor isso será maravilhoso, já que aumenta a competição e a qualidade dos serviços e tem impacto nos preços", diz Luis Minoru Shibata, diretor para América Latina da consultoria Yankee Group.

Outra novidade que deve aumentar a concorrência é a portabilidade numérica. Trata-se da possibilidade de manter um número de celular mesmo trocando de operadora. A Anatel tentará instituir essa mudança no país em um ano e meio. A facilidade extra tornará muito mais tentadora a possibilidade de trocar de operadora.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).