24/10/2006
Mulheres: Sem fazer pose
por MARIANA IWAKURA
Exceção entre os fabricantes de cerveja, a Kaiser, da Femsa Cerveja Brasil, passou cerca de um ano -de agosto de 2005 até junho de 2006- lançando filmes que não continham mulheres nas já tradicionais apresentações sensuais. "No período recente de propaganda da marca Kaiser, não utilizamos mulheres com 'acting', poses ou figurino sensual, pois isso estava inserido em uma fase específica da estratégia de comunicação da marca, para buscar diferenciação em relação à comunicação dos concorrentes", diz Paulo Macedo, diretor de relações externas da Femsa Mercosul.
Ele ressalta que isso não significa que não voltarão a utilizar mulheres sensuais na comunicação da marca. "A sensualidade, desde que respeitosa e adequada ao contexto, faz parte do jeito de ser do povo brasileiro e do universo de comunicação descontraído da cerveja", argumenta.
Mas, quando houver a ocasião, diz que não o farão de forma a vulgarizar a exposição das mulheres. "Temos uma parcela extremamente representativa de nossos consumidores entre o público feminino."
|