Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
24/10/2006

Mulheres: Sem fazer pose

por MARIANA IWAKURA

Exceção entre os fabricantes de cerveja, a Kaiser, da Femsa Cerveja Brasil, passou cerca de um ano -de agosto de 2005 até junho de 2006- lançando filmes que não continham mulheres nas já tradicionais apresentações sensuais. "No período recente de propaganda da marca Kaiser, não utilizamos mulheres com 'acting', poses ou figurino sensual, pois isso estava inserido em uma fase específica da estratégia de comunicação da marca, para buscar diferenciação em relação à comunicação dos concorrentes", diz Paulo Macedo, diretor de relações externas da Femsa Mercosul.

Ele ressalta que isso não significa que não voltarão a utilizar mulheres sensuais na comunicação da marca. "A sensualidade, desde que respeitosa e adequada ao contexto, faz parte do jeito de ser do povo brasileiro e do universo de comunicação descontraído da cerveja", argumenta.

Mas, quando houver a ocasião, diz que não o farão de forma a vulgarizar a exposição das mulheres. "Temos uma parcela extremamente representativa de nossos consumidores entre o público feminino."

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).