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24/10/2006

Higiene: Pasta 'empresta' fama à escova

por CAROLINA NOMURA

A categoria escova de dentes estreou neste ano apontando um fenômeno curioso, o "empréstimo" do prestígio de uma linha de produtos a outra. No caso, da pasta à escova de dentes. Ato contínuo, Colgate venceu esta primeira edição do prêmio, com 26% das citações. Na seqüência apareceram Oral B (14%), da Procter & Gamble, e Kolynos (13%). A Sorriso teve 5% das lembranças.

"A força da marca na pasta de dente certamente puxou a lembrança para a escova", conta Victor Aquino, professor de publicidade da ECA-USP.

A marca Oral B mostrou-se mais forte, contudo, entre quem tem nível superior (30% das citações, contra 26% da Colgate) e entre quem possui renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (28%, índice igual ao da Colgate). Segundo o gerente de marketing da marca, Thiago Icassati, o investimento em publicidade duplicou em relação ao ano passado. Atualmente, a Oral B possui 31% do "market share" na categoria, afirma.

"A Oral B foi uma escova de dentes inventada por um dentista, na década de 50. Ele se preocupou em encontrar a melhor tecnologia que facilitasse a escovação. Por isso, as campanhas de publicidade da marca sempre envolveram especialistas que recomendavam a marca", diz Icassati.

     

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