Esporte

Campeonato Paulista

17/01/2007

Regulamento

da Folha Online

CLUBES PARTICIPANTES

O campeonato conta com 20 clubes: América, Bragantino, Corinthians, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, Ituano, Juventus, Marília, Noroeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Rio Branco, Rio Claro, São Caetano, São Bento, Santo André, Santos, São Paulo e Sertãozinho

PRIMEIRA FASE

Na primeira fase do Campeonato Paulista-07, todas as equipes se enfrentam entre si, em turno único. Os quatro clubes que somarem mais pontos ao final das 19 rodadas garantem vaga para a semifinal, enquanto os quatro últimos serão rebaixados.

FASE FINAL

Os quatro melhores colocados na primeira fase serão divididos em dois grupos --o primeiro enfrenta o quarto, enquanto o segundo joga contra o terceiro. Depois serão disputadas duas partidas eliminatórias, sendo que a equipe de melhor campanha realiza o segundo jogo em casa. O resultado final da chave será dado segundo os mesmos critérios da fase inicial (até o "maior número de gols marcados"). Caso os clubes permaneçam empatados após esses critérios, o campeão do grupo será o time de melhor campanha no torneio.

A decisão do Campeonato Paulista-07 será realizada entre os vencedores dos dois grupos semifinais e obedecerá o mesmo regulamento da fase anterior.

TROFÉU CAMPEÃO DO INTERIOR

Ao término da primeira fase, os clubes classificados entre a 5ª e 8ª colocação disputarão um torneio extra nos mesmos moldes da fase final do Estadual. No entanto, os clubes da cidade de São Paulo, além do Santos Futebol Clube, estão automaticamente excluídos dessa competição e terão suas vagas cedidas a outras equipes obedecendo a seqüência da classificação da fase inicial.

DESEMPATE

No caso de dois ou mais clubes terminarem empatados com o mesmo número de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Confronto direto (somente no caso de empate entre duas equipes);
e) Sorteio na sede da Federação Paulista de Futebol.

FolhaShop

Digite produto
ou marca