Esporte

Copa América

22/06/2007

História

A Copa América é o torneio continental de seleções mais antigo do mundo. A primeira disputa oficial aconteceu em 1916. O palco da disputa foi a cidade argentina de Buenos Aires. Participaram da competição apenas quatro países: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.

A seleção brasileira terminou em terceiro. Empatou em 1 a 1 com Chile e Argentina e perdeu para o Uruguai por 2 a 1. Os uruguaios, que golearam os chilenos por 4 a 0 e ficaram no 0 a 0 com os argentinos, foram os campeões. O uruguaio Gradín foi o artilheiro --três gols.

O Brasil alcançou seu primeiro título em 1919, quando organizou o torneio. Com um ataque, em que se destacavam Friedenreich e Neco, o Brasil começou com uma goleada: 6 a 0 sobre o Chile. Na outra partida, o Uruguai venceu apertado a Argentina por 3 a 2. Na segunda rodada, os chilenos perderam do Uruguai por 2 a 0, e os brasileiros venceram a Argentina por 3 a 1.

Com o resultado, a briga pelo título ficou entre Brasil e Uruguai. Numa partida muito equilibrada, no estádio das Laranjeiras, os dois países não passaram de um empate (2 a 2). Como ambos terminaram com cinco pontos, foi realizado um jogo extra. Desta vez, com um gol de Friedenreich, o Brasil chegou a primeira conquista.

Os brasileiros voltariam a ganhar a competição em 1922, novamente jogando em casa. Depois, tiveram que esperar 27 anos para voltar a erguer a taça, em 1949. Jejum ainda maior o país viveria nas décadas seguintes. Apesar dos três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970), o Brasil não conseguiu triunfar uma única vez em seu continente no período.

O tabu foi quebrado apenas em 1989, quando a seleção brasileira foi campeã jogando em casa. Após o fim do jejum, os brasileiros também venceriam o torneio em 1997, na Bolívia, em 1999, no Paraguai, e em 2003, no Peru, totalizando sete títulos no total, mas muito distantes de seus dois principais rivais, Argentina e Uruguai, que somam 14 conquistas.

Também já foram campeões continentais Paraguai e Peru (duas vezes) e Bolívia e Colômbia (uma vez). Equador, Estados Unidos, Chile e México, além da anfitriã Venezuela, são os países participantes da Copa América-07 que ainda não venceram a competição.


FolhaShop

Digite produto
ou marca