Esporte

Copa do Mundo-2014

26/10/2007

África do Sul - 2010

Candidatura

No dia 15 de maio de 2004, a África do Sul foi eleita a sede da Copa dos Mundo de 2010, a primeira que será disputada em solo africano. A candidatura do país venceu as de Marrocos, Egito e Líbia. A Tunísia, que seria o quinto concorrente, desistiu um dia antes da votação.

A África do Sul, que teve como um dos seus embaixadores o seu ex-presidente Nelson Mandela, símbolo da luta contra o apartheid, recebeu 14 votos dos 24 votos do Comitê da Fifa. Os outros dez foram para Marrocos.
Andreas Meier/Reuters
Pelé comemora gol na final de 70
Nelson Mandela segura a Taça Fifa após o anúncio que a Copa-10 será na África do Sul.
Durante a cerimônia, a Fifa decidiu descartar a candidatura da Líbia por considerar que a mesma não cumpriu todos os requisitos, segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter.

A África do Sul, que obteve a vitória na primeira votação, conseguiu assim se recuperar do mal-estar provocado em 2000 pela derrota para a Alemanha na disputa da Copa do Mundo de 2006.

No dia 6 de julho de 2000, a candidatura africana era considerada favorita, mas perdeu para a alemã na reta final por 12 votos a 11, depois de uma estranha abstenção do neozelandês Charles Dempsey.

Logo após o anúncio, todas as grandes cidades da África do Sul comemoraram a escolha, segundo as imagens exibidas pela rede de televisão pública SABC.

Organização

A Copa do Mundo da África do Sul deve ter jogos disputados em nove cidades: Johanesburgo, Polokwane, Pretória, Bloemfontein, Rustenburg, Nelspruit, Durban, Port Elizabeth e Cidade do Cabo.

Quatro novos estádios estão sendo construídos para o evento: Greenpoint Stadium (Cidade do Cabo), Nelson Mandela Bay Stadium (Port Elizabeth), King's Park Stadium (Durban) e Mbombela Stadium (Nelspruit).
Reuters
Maradona comemora com Pumpido título no México
Presidente da Fifa, Joseph Blatter visita obras de infra-estrutura na África do Sul.
Devido às precárias condições financeiras da África do Sul, o andamento das obras têm sido acompanhado com apreensão pela comunidade internacional. Houve rumores de que a Fifa estaria organizando uma estrutura para realizar os jogos do Mundial na Austrália, como uma espécie de "Plano B".

A possibilidade de transferir a Copa-2010 para outro país, no entanto, sempre foi negada pela entidade, que tem elogiado com freqüências os esforços sul-africanos na organização da competição.

Vagas

Assim como em suas as últimas três edições, o Mundial-2010 contará com 32 participantes. Por ser o país-sede, a África do Sul é a única seleção que já tem presença assegurada, já que a vaga automática para a atual campeã, a Itália, foi abolida antes da Copa-2006.

A divisão das vagas para a próxima Copa ficou assim: seis para a África, quatro para a Ásia, três para as Américas do Norte e Central, quatro para a América do Sul e 13 para a Europa. Duas repescagens serão disputadas. A primeira, entre um representante sul-americano e outro da Concacaf; a segunda, entre o campeão da Oceania e um time asiático.

FolhaShop

Digite produto
ou marca