Esporte

Copa do Mundo-2014

26/10/2007

Brasill-1950

da Folha Online

Devido à Segunda Guerra Mundial, as edições de 1942 e 1946 da Copa do Mundo foram canceladas. Após o término do conflito, a Fifa iniciou as negociações para ressuscitar o seu torneio, mas enfrentava dificuldades para encontrar uma sede para o torneio, pois os países europeus ainda estavam se reconstruindo dos estragos da guerra.

Divulgação
Pelé comemora gol na final de 70
Uruguaio Schiaffino domina a bola durante jogo da Copa do Mundo-1950, no Brasil.
Em 1946, o Brasil, que era um dos candidatos para organizar o torneio em 1942, apresentou uma proposta à Fifa para ficar ser a sede da Copa de 1949, desde que ela fosse transferida para o ano posterior.

Para celebrar a competição, o Brasil construiu aquele que seria por anos o maior estádio do mundo. Em 16 de junho de 1950, apenas oito dias antes de ser utilizado pela primeira vez no Mundial, o Maracanã foi inaugurado.

Outros cinco estádios foram utilizados naquela Copa: Independência (Belo Horizonte-MG), Durival Britto (Curitiba-PR), Estádio dos Eucaliptos (Porto Alegre-RS), Ilha do Retiro (Recife-PE) e Pacaembu (São Paulo-SP).

Além de atrapalhar a organização do Mundial, os escombros da guerra também prejudicaram o andamento do torneio brasileiro. Somente 13 países disputaram a competição: além do anfitrião, México, Iugoslávia, Suíça, Espanha, Inglaterra, Chile, Estados Unidos, Suécia, Itália, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Folha Imagem
Maradona comemora com Pumpido título no México
Estados Unidos 1 X 0 Inglaterra: Joe Gaetjens foi o autor do gol que decretou a zebra.
A Índia, uma das seleções que haviam se classificado pelas eliminatórias, desistiu de participar diante da obrigatoriedade de todos os jogadores utilizarem chuteiras --os seus atletas costumavam jogar descalços.

E assim, com muitas improvisações e algumas surpresas, como a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, a Copa de 1950 viu Brasil e Uruguai chegarem à última rodada do quadrangular final com possibilidades de ficar com o título.

No dia 16 de julho, o Maracanã recebeu um público de 173.850 pagantes (apesar de "popularmente" da partida ser conhecida por ter reunido mais de 200 mil pessoas no estádio) para o jogo que entraria para a história com o nome de Maracanaço.

Precisando apenas de um empate para ficar com o título, a seleção brasileira chegou a estar vencendo por 1 a 0, mas cedeu a virada com um gol de Ghiggia, nos últimos minutos do segundo tempo. O Maracanã, então, ficou calado e viu o Uruguai comemorar o seu segundo título mundial.

FolhaShop

Digite produto
ou marca