Brasil

Fóruns Globais

22/01/2007

Fórum Econômico Mundial rejeita rótulo de "clube de ricos"

da Folha Online

O Fórum Econômico Mundial é um encontro anual de empresários, políticos e intelectuais em que se discutem formas de melhorar as condições de vida da população mundial.

Realizado nos meses de janeiro na pequena cidade de Davos, nos alpes suíços, o fórum reúne a cada ano cerca de 2.000 pessoas que discutem temas como a saúde pública, o tratamento da Aids, soluções para a pobreza, os conflitos no Oriente Médio, a globalização e os riscos para a economia mundial.

O embrião do fórum surgiu em 1971, quando o professor de Economia Klaus Schwab, da Universidade de Genebra, reuniu um grupo de líderes europeus em Davos para discutir problemas mundiais.

O sucesso dessa primeira conferência levou Schwab a criar o Fórum Europeu de Gestão, que em 1987 trocou de nome para Fórum Econômico Mundial.

Além do encontro anual em Davos, o Fórum também funciona hoje como uma ONG, sem ligações políticas ou fins lucrativos, com sede nos arredores de Genebra (Suíça), que promove conferências em diversos países durante o resto do ano.

Essa ONG é responsável por estudos de problemas mundiais, pela organização de eventos e pela realização de pesquisas de opinião entre líderes mundiais.

São membros do fórum cerca de mil grandes empresas e 200 companhias menores que tem um importante papel na indústria mundial. Essas empresas dão contribuições anuais para manter o fórum, que também cobra taxas dos participantes das conferências promovidas --as discussões não são abertas ao público.

Além de líderes políticos, empresários e membros da universidade, nos últimos anos o fórum também passou a ser frequentado por celebridades engajadas em projetos sociais. Passaram por Davos estrelas como Sharon Stone, Angelina Jolie, Bono e Paulo Coelho.

Por outro lado, aqueles que ficam do lado de fora, principalmente militantes antiglobalização, costumam promover protestos no fórum, assim como geralmente acontece nos encontros do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Em seu site, o fórum admite que a escolha de uma pequena cidade nos Alpes como Davos permite que o evento tenha um nível maior de segurança. Também afirma que apóia a liberdade de expressão e a divergência de opiniões, mas condena a destruição de propriedade ou a violência.

Também no site, o Fórum rejeita o rótulo de que seria apenas "um clube de homens ricos" e afirma que procura reunir homens de negócio que buscam formas de transformar desenvolvimento econômico em melhoria das condições de vida para milhões de pessoas.

FolhaShop

Digite produto
ou marca