Brasil

Fóruns Globais

22/01/2007

Entenda o Fórum Social Mundial

da Folha Online

O FSM (Fórum Social Mundial) de 2007 é realizado em Nairóbi, capital do Quênia. O Fórum Social Mundial teve sua primeira edição no Brasil, em 2001, e coincide a cada ano com o Fórum Econômico Mundial --um encontro bastante diferente voltado para líderes de negócios e comércio internacional em Davos, na Suíça.

Outros países que já receberam o Fórum Social Mundial são a Índia e a Venezuela. Neste ano, os organizadores do evento estimaram em 80 mil o número de participantes da 7ª edição do FSM.

Entre os eventos planejados para a conferência deste ano estão um debate sobre saúde pública mediado pela vencedora do prêmio Nobel Wangari Maathai, do Quênia; um festival para as crianças de rua de Nairóbi, muitas das quais ficaram órfãs após seus pais morrerem de Aids; e uma maratona.

Desde sua criação em 2001, por iniciativa de ONGs brasileiras e estrangeiras, o fórum tornou-se uma espécie de "palco" para a discussão de alternativas ao modelo econômico que foi implantado ao longo dos anos 90 na América Latina.

Apesar das críticas de que o fórum até hoje não produziu uma agenda consistente de alternativas econômicas ao modelo econômico vigente, por exemplo, no continente americano, a capacidade de "atração" do evento se tornou inegável: se a primeira edição (2001) reuniu pouco mais de 15 mil cadastradas, a última (2005) teve 155 mil cadastrados, distribuídos por 6.782 organizações de 151 países.

Para os manifestantes, o fórum é uma oportunidade de trocar informações e contatos com outros ativistas, além de protestar contra políticas globais que, segundo eles, são prejudiciais para os mais pobres.

De acordo com um comunicado publicado no site da conferência, o Fórum Social Mundial deste ano será uma chance de demonstrar "a África e sua história persistente de luta contra a dominação estrangeira, colonialismo e neocolonialismo".

FolhaShop

Digite produto
ou marca