Educação

GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

28/01/2007

Ciências sociais aplicadas: Pós é pouco tradicional, mas valorizada no mercado

Empresas procuram especialistas em economia política e logística

MARIANA IWAKURA
Colaboração para a Folha


Entre o conhecimento e a prática, as ciências sociais aplicadas ficam divididas. Uma parte dos pós-graduados permanece na academia, enquanto a outra usa o capital intelectual como distintivo no mercado.

Segundo o professor Moisés Balassiano, da Ebape/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas), há dois perfis de profissional. "O primeiro é mais focado no negócio; o segundo, em produzir conhecimento", teoriza.

Mas um completa o outro. O mestrado, diz, é diferencial para quem quer trabalhar fora da universidade. "O tipo de conhecimento gerado e incorporado é a capacidade de responder, de modo criativo, a uma questão nova", avalia Paulo Furquim, vice-coordenador da pós "stricto sensu" da Escola de Economia de São Paulo, da FGV.

O MELHOR

Mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado nota 7

Economia
- Fundação Getúlio Vargas (RJ)
Mesmo que o tema da pós não tenha a ver com o ramo de atuação da empresa, as habilidades do profissional têm valor. "Em cargos importantes de bancos e consultorias, eles têm mestrado e/ou doutorado", aponta Fabiana Rocha, secretária executiva da Anpec (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia).

Na pós em economia, duas áreas de destaque são o papel das instituições econômicas e políticas no desenvolvimento econômico e a economia política, que estuda impactos de medidas protecionistas, segundo Dante Aldrighi, coordenador da pós em economia da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

Em administração de empresas, têm tido boa produção científica as áreas de estratégia empresarial, estudos organizacionais e gestão de pessoas. "Uma área muito carente é a de logística", observa Balassiano.

Carlos Osmar Bertero, presidente da Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), lembra que as áreas de finanças e marketing demandam profissionais, assim como as grandes consultorias. Estas, entretanto, "preferem generalistas", diz.

Dinâmica de populações

O planejamento urbano regional e a demografia atraem ex-alunos de arquitetura, economia, sociologia e estatística. Com foco nos espaços onde as pessoas moram e produzem e na dinâmica das populações, formam especialistas que encontram vagas no mercado.

"Grandes empresas têm contratado, sobretudo aquelas em que empreendimentos são avaliados pela oportunidade e pelos potenciais impactos", explica Maria Coleta Albino de Oliveira, professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e representante da área de planejamento urbano e demografia da Capes.

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