Educação

GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

28/01/2007

Especialização: Conversa em classe rende contatos e até empregos

Curso também é a primeira oportunidade para troca de cartões

INGRID TAVARES
Colaboração para a Folha


Partir para a especialização é uma ótima opção para os recém-formados que não têm perfil para seguir vida acadêmica e que também procuram ampliar contatos profissionais e aperfeiçoar suas habilidades.

Enquanto não há bagagem prática suficiente para se calibrar para um curso de MBA, voltar às aulas é uma chance de trocar contatos com colegas de classe, cultivar dicas sobre o mercado e até obter um novo emprego.

Foi o que aconteceu com a administradora Fernanda Martinez Rossi, 26. Com um mês de formada, ela não teve dúvidas ao procurar uma especialização na área.

"Como me formei muito cedo, com 21 anos, senti necessidade de continuar estudando, de aprofundar meus conhecimentos acadêmicos", diz.

Já matriculada no Curso de Especialização em Administração para Graduados, da FGV (Fundação Getulio Vargas), com o intuito de aprofundar o que sabia de finanças e de economia, viu a oportunidade de dar uma guinada na carreira.

Largou a vida agitada que levava como analista financeira em Bolsa de Valores e procurou um outro trabalho, com um plano de carreira mais atraente e de perfil mais abrangente, na área administrativa.

E foi na escola que ela ficou sabendo de uma vaga em uma multinacional. "A pós me ajudou tanto na parte acadêmica, como esperava, como no 'networking'", conta Rossi, hoje gerente de produtos da Dior Perfumes. "E isso foi fundamental para que eu mudasse de emprego", afirma.

Consistência

Mas não bastam os bons professores, o ambiente propício para contatos e a instituição renomada quando não se tem coerência para escolher o curso. Esse tipo de pós só se destaca no currículo quando há planejamento e foco.

"Fazer uma especialização vale a pena quando o curso estiver relacionado com o interesse e o objetivo profissional do aluno", explica a consultora de carreiras Marisa da Silva, da Career Center.

Segundo a consultora, não adianta ser formado em administração e procurar uma pós em comunicação, por exemplo, só por acreditar gostar da área.

"Escolhas aleatórias podem custar uma vaga, já que poderão ser entendidas como indecisão, um ponto fraco do candidato", finaliza.

FolhaShop

Digite produto
ou marca