Educação

GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

28/01/2007

Mestrado acadêmico: Melhor hora para pós é logo após a graduação

Quem já trabalha escolhe tema ligado a sua seara profissional

MARIANA IWAKURA
Colaboração para a Folha


Para aproveitar o "embalo" nos estudos e, em muitos casos, a infra-estrutura e a ajuda financeira da família, é consenso: a melhor hora para fazer um mestrado acadêmico é logo após o fim da graduação.

O curso recebe sem problemas o recém-formado sem experiência profissional. "O mestrado dá aprofundamento e experiência em atividade científica ou tecnológica", descreve Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

De acordo com Renato Janine Ribeiro, diretor de avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), quanto mais cedo o aluno obtiver o título, mais vantagens conseguirá.

Um profissional pós-graduado tem a capacidade de resolver novos problemas. "Ele será valorizado no mercado", diz Ribeiro. Além disso, há para o país a vantagem de ter mais jovens capacitados para o desenvolvimento científico.

Ribeiro lembra que as agências que fornecem bolsas de estudo, de certa forma, apóiam que o aluno seja jovem. "As bolsas são adequadas para a faixa dos 20 anos de idade. Os que têm 30 nem sempre se situam bem. Ganhar R$ 940 [bolsa da Capes], dependendo das responsabilidades, pode ser suficiente ou não. Se tiver carro, filhos, é complicado", avalia.

Isso é válido para quem depende da bolsa e que, por isso, não pode exercer outra atividade remunerada.

Mas não há impedimento para que profissionais com anos de experiência profissional voltem à academia. Aí, poderão trazer seu amadurecimento para o tema da pesquisa.

"Se o candidato faz mestrado logo após o término da graduação, ele trabalha em um tema normalmente escolhido pelo orientador", diz Teresa Atvars, pró-reitora de pós-graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Mas, diz Atvars, se o mestrando em potencial já estiver trabalhando fora, ele pode propor temas mais voltados às suas necessidades profissionais.

Escolhas

Quando decidir ingressar num mestrado, o candidato poderá averiguar a qualidade dos programas checando a avaliação trienal feita pela Capes (www.capes.gov.br).

Esse não deve ser o único cuidado: é preciso verificar se há, na instituição, um orientador que tenha um bom histórico de pesquisa. "O candidato deve consultar, na internet, se o orientador em potencial publica artigos importantes e se relaciona com outros pesquisadores", sugere Cruz.

Formado em direito, André Gualtieri de Oliveira, 26, tentou contato com vários professores da USP, em busca de um orientador de mestrado. Ele já tinha o projeto, e a futura orientadora foi receptiva. "Se não tivesse feito isso, teria sido mais difícil", avalia.

O PERFIL DA PÓS

O QUE É
Curso que confere o título de mestre, válido em todo o Brasil, que permite lecionar em instituições de ensino superior e ingressar no doutorado

HORAS/AULA*
Mínimo de 1.440 horas de atividades programadas (96 créditos), divididas em aulas, confecção da dissertação, congressos, monitoria e outras atividades

PARA QUE SERVE
É uma formação para aprofundar e dar mais experiência científica ou tecnológica; prepara o aluno para o doutorado e para atividades de pesquisa

PERFIL DO ALUNO
Principalmente para quem quer seguir para o doutorado e desenvolver carreira acadêmica, mas nada impede que um candidato que queira aprofundar seus estudos ou que precise de requalificação profissional curse mestrado

QUANDO FAZER
Em geral, logo após o término da graduação. Mas candidatos com experiência no mercado de trabalho podem propor temas mais voltados a suas necessidades profissionais

ADMISSÃO
Os processos seletivos variam, mas geralmente incluem prova e análise de histórico escolar e de currículo. Alguns programas exigem projeto de pesquisa, entrevista e exame oral. Ter feito iniciação científica e conhecer o orientador pode ajudar o candidato a mostrar seu potencial

CONCLUSÃO
O aluno faz uma dissertação e a defende perante uma banca de três examinadores. Alguns programas exigem exame de qualificação. Espera-se que o mestre domine a literatura atual sobre seu tema de pesquisa e que saiba escrever uma análise crítica sobre ela; além disso, deve ter feito alguma pesquisa própria

*Pode variar conforme o programa de pós-graduação

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