Educação

GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

28/01/2007

Mestrado profissional: Academia se aproxima do mercado

Formato permite boa qualificação sem exigir que os profissionais se afastem do trabalho

HELENA FRUET
Colaboração para a Folha


MODALIDADE OFERECE 152 PROGRAMAS NO PAÍS

Atualmente, há 188 cursos de mestrado profissional reconhecidos pela Capes: 152 deles já estão em funcionamento, e outros 36 projetos já foram aprovados pela instituição.

Estudar sem deixar de trabalhar. Esse desejo de muitos profissionais pode ser satisfeito desde 1998, quando a Capes criou o mestrado profissional, uma pós que se enquadra ao dia-a-dia no escritório.

O número de cursos oferecidos e reconhecidos pela Capes ainda é pequeno --equivale a apenas 5% dos "stricto sensu"--, mas tende a crescer, pois o mestrado profissional foi bem aceito pelo mercado e pela comunidade acadêmica.

Esse tipo de mestrado, ao contrário do irmão acadêmico, é feito para quem já trabalha. "As aulas ocorrem só no período noturno. O horário permite que os alunos conciliem estudo com atividades profissionais", explica Mário Myiake, coordenador dos cursos de mestrado profissional do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

Apesar de à primeira vista se parecer com a especialização, o mestrado profissional é uma pós-graduação "stricto sensu".

O aluno leva o título de mestre e pode se tornar professor em instituições de ensino superior ou seguir para o doutorado, apesar de esses raramente serem os objetivos dos titulados.

Outra vantagem sobre a especialização é que esse mestrado é avaliado pela Capes.

Segundo Renato Janine Ribeiro, diretor de avaliação da instituição, o modelo foi criado porque hoje se requer formação mais qualificada, mesmo para setores que não lidam com docência e pesquisa de ponta.

Capacitar gestores

O meio acadêmico também sentiu isso. Um caso é o mestrado profissional em economia da saúde oferecido pela Unifesp. "Nasceu devido à necessidade de capacitar gestores na área e do desconhecimento dos fundamentos da economia aplicados ao setor de saúde", explica Marcos Ferraz, coordenador do curso.

Ex-aluna de um curso de mestrado profissional, Jane Vieira, diretora de graduação da Universidade Anhembi-Morumbi, aprovou o formato.

"Gostei de ter experiência acadêmica com vivência prática. Passei em provas de seleção para mestrado em universidade pública. Quando exigiram dedicação integral, acabei desistindo", revela.

O PERFIL DA PÓS

O QUE É
Funciona como o mestrado acadêmico, mas tem abordagem mais prática. Os horários das aulas são montados de forma que não atrapalhem o trabalho do profissional, que é estimulado a continuar no mercado

HORAS/AULA
A maioria dos cursos varia entre um e dois anos, dependendo da carga horária semanal, mas, segundo a Capes, não há legislação específica quanto à fixação da quantidade de horas/aula

PARA QUE SERVE
Atualizar ou especializar: é um modo de estudar sem deixar de atuar no mercado de trabalho. Também dá título de mestre para os que têm intenção de fazer um doutorado ou lecionar

PERFIL DO ALUNO
Profissionais que já atuam no mercado de trabalho e querem ganhar mais conhecimento, principalmente prático. Não é indicado para quem quer trabalhar com pesquisa

QUANDO FAZER
A maior parte dos alunos já trabalha e quer trocar experiências, aprender e desenvolver um projeto. Mas há profissionais recém-graduados que procuram a pós para se especializar ao mesmo tempo em que começam a atuar em áreas mais específicas

ADMISSÃO
Os processos seletivos variam, mas geralmente incluem prova e pedem conhecimento de uma língua estrangeira, entrevista e exame oral. Alguns exigem projeto de pesquisa e orientador; outros aceitam que ambos sejam escolhidos com o tempo

CONCLUSÃO
Depende do programa, mas é costume o aluno desenvolver um projeto e apresentá-lo perante uma banca de examinadores

FolhaShop

Digite produto
ou marca