Educação

GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO

28/01/2007

Doutorado: País tem mais doutores, mas não há empregos

No ensino superior, doutor é o que menos tem vaga no quadro docente

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
Colaboração para a Folha


No momento em que a Capes anuncia que o Brasil atingiu a meta de formar 10 mil doutores ao ano em 2006, muitos titulados buscam espaço no mercado. O país está a menos de meio caminho do objetivo estipulado no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010): formar 16 mil doutores por ano a partir de 2010.

Mesmo assim, está longe do padrão mundial. Especialistas afirmam que nossa produção científica (1,8% do total mundial) precisaria dobrar para alcançar a média de países como Canadá e Itália, que, em 2005, detinham, respectivamente, 4,8% e 4,4%, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (no topo, os EUA, com 32%).

Para dobrar o número de cientistas no Brasil, seria necessário manter a taxa atual de formação de doutores por mais duas décadas, calcula Otaviano Helene, professor da USP e ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A questão é saber se o país pode absorver esses titulados.

A maioria deles --70%-- vai procurar emprego em universidades, segundo a Capes. O restante ruma para administração pública (10,9%), institutos de pesquisa (8,3%) e iniciativa privada (número incerto).

O problema, diz Helene, é que faltam vagas. Os números confirmam: do total de docentes do ensino superior, 22,7% são doutores, 35% são mestres, e 41,2%, especialistas ou graduados, segundo o Inep, órgão do Ministério da Educação.

Para Helene, a legislação tem parte da culpa. "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação não exige a presença de doutores no curso universitário. As públicas têm porque fazem pesquisa. Mas as privadas contratam para ter suas pós aprovadas pela Capes e depois demitem."

O artigo 52 da lei, inciso II, diz que as universidades devem ter "um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado". O texto, portanto, não se refere às instituições não universitárias (como faculdades e centros universitários) e faculta às universidades contratar mestres ou doutores.

Escondendo o título

Como os doutores ganham mais, ficam "caros". "Tem gente escondendo o título de doutor para poder trabalhar", afirma Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo. "As universidades proliferam, mas dizem ter problemas financeiros." O Inep contabiliza 2.141 escolas de ensino superior privadas e 257 públicas.

"Isso [demissão injustificada de doutores] acontece pouco. Quando ocorre, somos alertados", diz o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro. Para ele, universidades que contratam doutores só para a avaliação se "queimam". "Ao término do triênio [período de validade da avaliação], são descredenciadas."

O PERFIL DA PÓS

O QUE É
Curso que confere o título de doutor, válido em todo o Brasil. Envolve o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em uma tese inédita

HORAS/AULA*
Dura, em média, 48 meses (quatro anos), podendo se estender mais; metade do tempo é preenchida com aulas, e a outra metade, com a confecção da tese

PARA QUE SERVE
Formar pesquisadores

PERFIL DO ALUNO
Interessados em investir em carreira acadêmica, a maioria dos alunos vem do mestrado, mas é admitida, excepcionalmente, a possibilidade da passagem direta ao doutorado; o aluno deve ter conhecimento de ao menos duas línguas, pois a bibliografia conta com literatura estrangeira

QUANDO FAZER
Em geral, depois do mestrado, para aprofundar a pesquisa sobre determinado tema, ou quando a pessoa se sentir preparada, com uma idéia de projeto de pesquisa madura na cabeça e a intenção de produzir conhecimento científico

ADMISSÃO
Envolve análise de currículo baseada em critérios acadêmicos como atividades complementares de formação (como iniciação científica), cartas de recomendação, desempenho nas disciplinas de graduação e pós-graduação, participação em conferências e prêmios acadêmicos recebidos. É preciso fazer um exame com prova de línguas, entrevista e uma prova escrita, além de apresentar um pré-projeto de tese

CONCLUSÃO
O aluno escreve uma tese a respeito do tema pesquisado, com informações inéditas, que defende perante uma banca de professores doutores

*Varia conforme o programa

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