Dinheiro

IR

26/02/2007

Malha fina

da Folha Online

No ano passado, 746 mil contribuintes tiveram a declaração do Imposto de Renda retida na chamada malha fina. Esse procedimento é um bloqueio à restituição quando a Receita Federal detecta ou suspeita de informações equivocadas ou incompletas

Rendimentos

O principal motivo para um contribuinte cair na malha final é a omissão de rendimentos. Metade dos contribuintes cujas declarações foram retidas em 2006 apresentaram essa falha. Isso acontece quando ele deixa de declarar uma renda ou parte de um rendimento.

Outros motivos

Outros motivos também podem levar à malha fina, como falta de recolhimento do imposto pela empresa, ausência da apresentação da declaração de recolhimento também por parte da empresa e diferença de valores entre a fonte pagadora e a declaração do contribuinte.

Prazo

As contribuições podem ficar retidas por um período máximo de cinco anos. Nesse prazo a Receita ainda pode solicitar documentos ou comprovantes para o contribuinte.

Como liberar

Para apressar a liberação da restituição, o contribuinte pode corrigir eventuais erros de informação por meio do envio de uma declaração retificadora pela internet. Antes, o contribuinte deve pesquisar sobre o motivo de sua declaração ter sido retida no item "Extrato simplificado". Para a retificadora, é preciso apresentar o número do recibo da declaração original.

FolhaShop

Digite produto
ou marca