Esporte

Libertadores

25/01/2007

História

da Folha Online

TRADIÇÃO EM JOGO

A Libertadores é o mais importante torneio interclubes da América do Sul. Ela foi criada em 1960 com o objetivo de escolher um representante do continente para a decisão do Mundial interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões. A final entre os ganhadores da Libertadores e da Copa dos Campeões, no entanto, teve sua última edição em 2004. No ano seguinte, a Fifa realizou a 2ª edição de seu Mundial de clubes.

Na primeira edição do torneio sul-americano, o Peñarol foi o campeão, mas depois acabou perdendo a final do Mundial para o Real Madrid, da Espanha. Os uruguaios voltaram a ganhar a Libertadores em 1961 e só foram parados no ano seguinte diante do Santos de Pelé, que começava a fazer história.

Folha Imagem
Em 1962, o Santos de Pelé (10) foi campeão ao vencer o Peñarol
Em 1962, o Santos de Pelé (10) foi campeão ao vencer o Peñarol
Apesar de o time uruguaio ter sido o primeiro a vencer a Libertadores, os argentinos, com 20 títulos, são os maiores ganhadores do torneio. O Independiente é o recordista, com sete conquistas, seguido pelo Boca Juniors e o próprio Peñarol, ambos com cinco.

Os clubes do Brasil somam 13 conquistas na competição --o São Paulo é o recordista, com três, contra dois de Santos, Grêmio e Cruzeiro. Vasco, Flamengo, Palmeiras e Internacional, o atual campeão, venceram uma vez cada um.

FESTA BRASILEIRA

Folha Imagem
O Internacional, de Fernandão, conquistou a Libertadores-06
O Internacional, de Fernandão, conquistou a Libertadores-06
Em 2005, na primeira final entre dois clubes do mesmo país, o São Paulo superou o Atlético-PR na decisão (1 a 1, fora, e 4 a 0, em casa) e se tornou o primeiro time brasileiro a ganhar a competição sul-americana três vezes --também venceu em 1992 e 1993.

A conquista são-paulina também quebrou um jejum do país na Libertadores, já que um clube brasileiro não erguia o troféu desde 1999, quando o Palmeiras foi o campeão. Além disso, foi a primeira vitória do futebol brasileiro após o inchaço que o torneio sofreu em 2000.

No ano seguinte, novamente a Libertadores foi dominada por equipes do Brasil. Em busca do tetracampeonato, o São Paulo encarou o Internacional na decisão.

Ao contrário de 2005, a equipe paulista não conseguiu superar o rival, que conquistou pela primeira vez o principal torneio interclubes organizado pela Conmebol. Em dezembro, o Internacional repetiu o feito alcançado pelo São Paulo no ano anterior e se sagrou campeão mundial da Fifa.

PARANÁ ESTRÉIA

Dos seis clubes brasileiros que disputam a edição 2007 da Taça Libertadores, apenas o Paraná Clube, de Curitiba, estréia na competição. A vaga paranista foi assegurada com a quinta colocação obtida no último Nacional.

Também garantiram presença na Libertadores devido ao Campeonato Brasileiro o São Paulo, campeão, o Grêmio, terceiro colocado, e o Santos, que terminou o torneio na quarta posição.

Os outros representantes brasileiros em 2007 são o Internacional, atual campeão sul-americano, e o Flamengo, que venceu a última Copa do Brasil.

FolhaShop

Digite produto
ou marca