Esporte

Libertadores

25/01/2007

Regulamento

da Folha Online

CLUBES PARTICIPANTES

A Libertadores-07 conta com a participação de 38 equipes, incluindo as que disputarão a seletiva ou primeira fase. São 11 países envolvidos no torneio e eles estarão representados pelas seguintes agremiações:

PRIMEIRA FASE

O torneio conta com uma fase seletiva, em que 12 clubes (dois do Brasil e um de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela) disputam seis vagas para a fase de grupos. São jogos de ida e volta entre dois times, e o melhor avança.

FASE DE GRUPOS

O torneio contará com 32 participantes (26 já classificados e os seis que passarem pela seletiva), divididos em oito grupos com quatro integrantes cada. Os times jogam dentro de suas chaves, em turno e returno, e os dois primeiros de cada grupo avançam às oitavas-de-final da competição.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os seguintes critérios de desempate serão adotados no caso de duas ou mais equipes ficarem em igualdade de pontos na primeira fase:

1 - Maior saldo de gols
2 - Maior número de gols pró
3 - Maior número de gols marcados como visitante
4 - Sorteio

MATA-MATAS

A partir das oitavas-de-final, as equipes fazem confrontos eliminatórios, sempre em dois jogos, até que o campeão seja conhecido. Em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols, com exceção da final, o clube com maior número de gols marcados como visitante se classifica. Persistindo a igualdade, a vaga será definida nos pênaltis.

Na final, os gols fora de casa não servem de desempate. Em caso de igualdade em pontos e gols, a decisão terá uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, o título será definido nos pênaltis.

O cruzamento da primeira rodada dos mata-matas será feito após o ranqueamento dos 16 classificados. Os campeões das chaves serão ordenados de 1 a 8. Por exemplo, a equipe 1 será o melhor primeiro; a equipe 2, o segundo melhor; a equipe 3, o terceiro melhor; e a equipe 8, o pior primeiro. Já os segundos colocados serão ordenados de 9 a 16. Desta forma, a equipe 9 será o melhor segundo; a equipe 10, o segundo melhor segundo; e a equipe 16, o pior segundo.

Nas oitavas-de-final, as equipes campeãs de seus grupos terão a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. A partir das quartas-de-final, a equipe melhor ranqueada na primeira fase terá a vantagem de fazer o jogo decisivo em seu estádio.

Oitavas-de-final: Quartas-de-final: Semifinais: Final:

FolhaShop

Digite produto
ou marca