Revista da Folha

Morar

30/03/2007

Design: Rio para relaxar

Cama, sofá, cadeira e mesa de bar: esse híbrido desmontável criado por um trio do Rio embarcou para participar do 10º Salão Satélite, da Feira do Móvel de Milão

por MARA GAMA

Andrea Marques/Fotonauta
Separado, o híbrido vira mesa de centro com cinco cadeiras
Separado, o híbrido vira mesa de centro com cinco cadeiras
Participar do Satélite é um sonho dos jovens designers. É um importante contato com o mercado produtor de mobiliário, luminárias, revestimentos e objetos da cidade mais importante do circuito de design. No espaço destinado a esse específico salão, 160 estandes acomodarão a produção de 500 autores, 368 dos quais não-italianos, de 37 países. Do total, 200 são estudantes de design de 22 escolas do mundo todo.

Entre eles estarão Patricia Davies, 36, Tiago Bouças, 23, e Rafael Roldão, 23, o trio criador do híbrido. Eles se conheceram num workshop em novembro de 2005 e estudam desenho industrial na UniverCidade, no Rio.

A peça, com desenho de inspiração sessentista e dimensões compatíveis com grandes ambientes, faz parte de um projeto maior de ambientação, que engloba tapete, paredes e peças audiovisuais, denominado Casa Anti-Estresse. O módulo central tem como inspiração a mesa de bar _tipicamente carioca, frisam os autores, cariocas.

Juntos, os módulos criam uma cadeira/cama com 1,8 m de diâmetro, com tamanho para acomodar um casal; separados, funcionam como seis cadeiras ou cinco cadeiras/mesa de centro com 40 cm de diâmetro.

O protótipo que será exibido em Milão foi feito em compensado, estofado e revestido em chenile. Foi feito na oficina da faculdade, pelos próprios designers, e finalizado num fim de semana de muito trabalho, para aproveitar o contêiner que levou à Itália também os móveis do designer Sérgio Rodrigues, que serão expostos dentro da Feira Internacional do Móvel.

A proposta é que o móvel possa ser usado em casas, apartamentos ou áreas de convívio e relaxamento em grandes empresas. Programaticamente, o trio quer unir a idéia da descontração à recuperação de uma "imagem positiva" do Rio de Janeiro. Apesar da cor local que esperam imprimir na peça, o objetivo é capturar o universal desejo de conforto embalado em alguma fantasia também global, por sua forma orgânica e acolhedora.

MARA GAMA é jornalista com especialização em design e gerente geral de entretenimento do UOL.

FolhaShop

Digite produto
ou marca