Revista da Folha

Morar

30/03/2007

Design: Bagunça é paisagem

por MARA GAMA

www.porcuatro.com
Pen driva da Virgem Maria, do espanhol Luis Eslava Aloy
Pen driva da Virgem Maria, do espanhol Luis Eslava Aloy
"Sou uma pessoa bagunceira, e a casa onde moro é uma bagunça. Pilhas de roupas, CDs e livros. Essas pilhas de objetos viraram a paisagem da minha vida. O projeto ('My Mess', Minha Bagunça) encoraja as pessoas a ter orgulho de suas bagunças. Ajuda-as a descobrir a beleza de seu próprio caos. Celebra a bagunça como uma parte aceitável do comportamento humano." Assim o designer Luis Eslava Aloy define o seu porta-objetos. Mistura de cabide com biombo e cortina, é um suporte para um recheio customizado pelos usuários. É produzido em edição limitada pelo próprio designer.

Espanhol de Valência, 31 anos, vivendo com um pé em Londres, onde fez especialização em design de produtos no Royal College of Art, Eslava tem trabalho autoral, provocativo, irônico sem perder a suavidade, dada por formas contidas e leves e de desenho claro.

Em sua maioria, os objetos criados por Eslava fazem referência à vida urbana contemporânea e misturam materiais e técnicas high-tech e low- tech, movendo-se na onda do design mínimo, na linha do Droog Design.

Outro bem-humoradíssimo e desejável objeto de sua invenção é o pen drive "Oh Maria, keep my data safe" (mantenha meus arquivos seguros), um pente de memória USB em forma de Virgem Maria. "Computadores são uma nova religião. Nós acreditamos sem saber como eles funcionam. Toda vez que o computador quebra, acabamos implorando a uma força superior que possa proteger as nossas informações", explica Eslava. O pen drive é comercializado pelas lojas Vincon em Madri e Barcelona.

MARA GAMA é jornalista com especialização em design e gerente geral de entretenimento do UOL.

FolhaShop

Digite produto
ou marca