Revista da Folha

Morar

30/03/2007

Terra: Segredos de um jardim

O que é preciso fazer para criar um refúgio verdejante e colorido no quintal

por BENEDITO ABBUD

Rogério Canella/Folha Imagem
Jardim com projeto de Klára Anna Kaiser Mori no bairro do Pacaembu
Jardim com projeto de Klára Anna Kaiser Mori no bairro do Pacaembu
Você pode se munir de luvas, diferentes tipos de ferramentas, vasos, adubos, mudas, sementes e toda a parafernália necessária para começar a semeadura, mas tudo isso não vai adiantar nada se não houver um planejamento do jardim. Anos depois, quando a sua árvore estiver robusta e maravilhosa, você corre o risco de sofrer com folhas nas calhas, ter sua vista mais bonita escondida pelo excesso de vegetação ou sombrear áreas da casa que clamam por luz.

No paisagismo, a beleza é apreendida por todos os sentidos: visão (formas, flores e cores), paladar (frutas, chás e temperos), audição (canto dos pássaros atraídos pelas frutíferas, murmúrio das águas), olfato (aroma das flores e folhas) e tato (texturas).

Não é preciso formação em botânica para construir um jardim que desperte todos os sentidos, mas é importante gostar da proximidade com a natureza e ter muita força de vontade. Sim, porque não se faz jardim sem dedicação e entrega. Como todo ser vivo, ele necessita de cuidados constantes. Você vai plantar, regar, podar, nutrir e acompanhar todas as fases do processo. É trabalho, mas é também uma troca que traz imenso prazer.

O passo seguinte é definir o uso do jardim conforme os gostos e costumes dos moradores. Tomar sol, ler, refrescar-se e receber amigos ao ar livre, por exemplo, são atividades que requerem equipamentos como espreguiçadeiras, ducha, cadeiras confortáveis, iluminação adequada _quem sabe churrasqueira e forno de pizza.

A dica é usar papel e lápis para distribuir esses elementos no ambiente e contorná-los com vegetação. Nesse exercício, você vai perceber, por exemplo, que o lugar para tomar sol pede uma palmeira, que não fornece tanta sombra, ao contrário do cantinho da leitura, que fica perfeito sob uma árvore frondosa.

Também é o momento de pensar na vegetação ideal para esconder muros e contruções ao redor da casa. As cercas vivas ampliam a sensação de verde e geram um aconchego natural. Camélias (rosa ou branca), murtas e ligustros; trepadeiras como a unha-de-gato e treliças como suporte para espécies que têm flores como tumbérgias, ipoméias e jasmins são as mais usadas.

As frutíferas (pitangas, jabuticabas e romãs) e as floríferas aromáticas (magnólia e jasmim-manga) são ideais para vasos ao redor de ambientes de estar, porque atraem vários tipos pássaros e perfumam.

Renato Stockler/Folha Imagem
Projeto de jardim de inverno da arquiteta Glaucya Taraskevicius
Projeto de jardim de inverno da arquiteta Glaucya Taraskevicius
Caso o lugar dedicado ao jardim seja amplo, é possível planejar um percurso com caminhos agradáveis. Como um túnel de bambu que leve à descoberta de um gramado amplo e arejado, ideal para jogos.

Vale despertar as sensações, jogando com espaços fechados e sombreados intercalados por outros amplos e ensolarados. Isso provoca surpresa e bem-estar.

Nessa etapa, o importante é definir o jardim dos seus sonhos. Ele é cheio de árvores floridas? Ou é pequeno e aromático? Hoje, é comum colocar vasos rodeados por seixos ou árvores como jabuticabeiras e pitangueiras em varandas. Ervas e temperos são também práticos.

Se espaço não for problema, é possível pensar em mais (e maiores) elementos. A partir daí, busca-se a solução viável com viveiristas, vendedores de mudas do Ceagesp ou técnicos da área. Com o seu desejo e a experiência desses profissionais, um novo jardim está para nascer: o seu.

Equilíbrio

Para aproveitar todo o potencial do verde na escolha da vegetação, seguir uma ordem ajuda no processo de desenvolvimento do jardim. Volume e forma vêm primeiro, porque dizem respeito ao espaço; depois é a vez de pensar nas cores e nas texturas e, finalmente, no mesmo patamar, estão aromas e sabores.

1 Volumes e formas: árvores, palmeiras, arbustos, cercas vivas, herbáceas e forrações

2 Cores e texturas: flores, diferentes verdes das folhas, caules, raízes aéreas (que brotam do caule da planta)

3 Aromas: flores e folhas

4 Sabores: frutas, chás e temperos
BENEDITO ABBUD é arquiteto e paisagista

FolhaShop

Digite produto
ou marca