Revista da Folha

Morar

30/03/2007

Área de Serviço: Menos água no banheiro

Feira Internacional da Construção exibe lançamentos que preservam a sustentatiblidade

por FÁBIO NITSCHKE

Válvula Hydra DuoFlux, da Deca, tem acionador duplo, que reduz o consumo de água
Válvula Hydra DuoFlux, da Deca, tem acionador duplo, que reduz o consumo de água
Para não deixar em branco o Dia Internacional da Água, comemorado no dia 22 de março, a Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção), que acaba de ser realizada em São Paulo, mostrou algumas soluções simples que podem fazer muita diferença.

A Roca, tradicional marca espanhola que aportou em terras brasileiras há alguns anos, equipou toda a sua linha de bacias com caixas de descarga acopladas e botões duplos de acionamento: para três ou seis litros, conforme a necessidade. Além disso, misturadores de pia no estilo monocomando deslizam suavemente até 50% de vazão; a partir daí, uma discreta resistência na alavanca se incumbe de “avisar” o usuário que ele está ultrapassando a linha de consumo padrão, capaz de atender à maioria das necessidades.

A Deca não foge ao tema: além de acionadores duplos compatíveis com sua linha de caixas acopladas, oferece acionadores Hydra DuoFlux com resultados semelhantes.

O chuveiro, responsável em média por quase um terço do consumo doméstico, costuma ser apontado como outro vilão do consumo. O banho em um apartamento de andar baixo, com muita pressão de água, pode mandar pelo ralo mais de 50 litros por minuto.

Os principais fabricantes oferecem um acessório simples e barato chamado redutor de vazão, para ser utilizado entre o cano e o chuveiro. A peça restringe a passagem para algo como oito ou 14 litros por minuto, o que, além de evitar o desperdício, aumenta o conforto do banho e proporciona melhor funcionamento dos sistemas de aquecimento de passagem, como os de gás. (Como é um opcional pouco divulgado nas lojas, cobre o vendedor!)

Mas não é porque você se preocupa com o consumo de água que precisa cortar as banheiras da sua lista de desejos: as menores consomem por volta de 150 litros de água, o que equivale a um banho de dez minutos em certos chuveiros.

A Jacuzzi (a Gillete das banheiras) lançou um modelo que é o sonho dos apartamentos alugados: sua instalação simplificada dispensa reformas em alvenaria –bastam os pontos de água e esgoto e energia elétrica, geralmente disponível logo ali na parede do quarto vizinho. Quando você partir para a próxima casa, despluga a banheira e leva na mudança.

FolhaShop

Digite produto
ou marca