Publicidade

Publicidade
Brasil

Novas eleições no Senado

10/12/2007

Nova eleição

da Folha Online

Após ser reeleito presidente do Senado em 1º de fevereiro deste ano, Renan Calheiros (PMDB-AL) renunciou ao cargo em 4 de dezembro. A renúncia ocorreu no meio do julgamento do projeto de resolução que pedia a cassação do mandato de Renan por quebra de decoro parlamentar. Nesse processo, Renan era acusado de usar laranjas para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Após a renúncia, o plenário do Senado rejeitou o relatório que pedia a cassação do mandato de Renan.

Pelo regimento do Senado, o presidente interino da Casa, Tião Viana (PT-AC), tem o prazo de cinco sessões para realizar novas eleições para o cargo. Como tem a maior bancada do Senado, com 20 senadores, o PMDB reivindica o direito de indicar um nome para ocupar o a presidência do Senado.

Oficialmente, quatro senadores peemedebistas apresentaram suas candidaturas: Garibaldi Alves (RN), Neuto de Conto (SC), Valter Pereira (MS) e Leomar Quintanilha (TO). Correm por fora as candidaturas de José Sarney (AP) e Pedro Simon (RS).

Sarney teria o apoio do Palácio do Planalto e seria eleito por "aclamação". Oficialmente, ele nega a candidatura.

Já Simon foi lançado por um grupo suprapartidário, que defende o resgate da imagem do Senado. O peemedebista disse que só tentará a disputa se obtiver apoio da legenda.

FolhaShop

Digite produto
ou marca