Educação

Simulado

11/11/2007

Resoluções - Biologia

da Folha Online

COMENTÁRIOS E RESOLUÇÃO DO SIMULADO FOVEST 2007

69) Alternativa E . O Nordeste brasileiro continua como importante região de plantio de cana, sendo responsável por 18% da área plantada e 13% da produção nacional. Por outro lado, as regiões Centro-oeste, Sul e Norte contribuem, respectivamente, com 10%, 8% e 0,4% da produção do país. É possível perceber com esses dados que a região Sudeste é a que mais produz cana.

70) Alternativa B . Os cones são responsáveis pela visão colorida e exigem maior intensidade luminosa quando comparado aos bastonetes, relacionados com a visão "noturna" e em "preto e branco". Esses fotorreceptores estão localizados na retina e não na córnea. Essa lente possui maior poder de convergência que o cristalino. O míope deve usar lentes divergentes. Por último, o sistema nervoso simpático estimula a dilatação da pupila (midríase), enquanto o parassimpático faz o oposto (miose).

71) Alternativa C . Os exames detectam os anticorpos anti-HIV. Porém, o nível de anticorpos é detectável, com segurança, após três semanas de contágio. Esse período é conhecido como janela imunológica.

72) Alternativa C . A competição que ocorre entre a espécie exótica e as nativas deve ser denominada interespecífica e não intraespecífica, já que essa se realiza entre indivíduos da mesma espécie. A concha do caramujo africano pode funcionar como criadouro do mosquito Aedes aegypti, o vetor da dengue.

73) Alternativa D . A temperatura influi na taxa dos dois fenômenos, já que eles são promovidos por enzimas. A curva indicada por 1 está relacionada à fotossíntese, enquanto a 2 refere-se à respiração. A intensidade luminosa b é o ponto de compensação luminosa, em que as taxas de respiração e de fotossíntese são iguais. Nessa intensidade, a planta absorve O2 e CO2 na mesma velocidade que libera esses gases, dessa forma, a planta não armazena reservas e não pode crescer. A intensidade luminosa c é o ponto de saturação luminosa. A luz é o fator limitante da fotossíntese em intensidades inferiores a c.

74) Alternativa A . O cladograma representa uma árvore evolutiva e aponta as conquistas de cada grupo, a mandíbula é presente em todos os vertebrados, exceto ciclóstomos. Os anfíbios apresentam coração com 2 átrios e 1 ventrículo, órgão que foi se modificando nos próximos grupos. Âmnion, córion e alantóide são conquistas dos répteis e que continuam aparecendo em aves e mamíferos. Penas só aparecem em aves e pêlos, apenas em mamíferos. A respiração pulmonar é característica de um grupo de peixes (dipnóicos); podemos encontrar o controle de temperatura e coração com 4 cavidades tanto em aves com em mamíferos. Por último, as hemácias são nucleadas em todos os vertebrados, exceto mamíferos.

75) Alternativa E . As briófitas apresentam gametófitos como geração predominante. Esses produzem gametas por mitose. Dessa forma, se um musgo AB cruzar com outro ab, surgirão descendentes esporófitos diplóides AaBb.



Os esporófitos produzem esporos por meiose. Se os genes em questão estão localizados em cromossomos distintos, ocorre a segregação independente. Os esporos produzidos serão AB, Ab, aB ab, em igual proporção.

76) Alternativa B . Os genes relacionados à produção das enzimas álcool-desidrogenase e aldeído-desidrogenase interagem na via metabólica que leva à destruição do álcool. Esses genes estão presentes em todas as células e não apenas em hepatócitos. Se ocorrer mutação no gene da álcool-desidrogenase, pode ocorrer produção de enzima não funcional, o que levaria a uma intolerância ao álcool; por outro lado, se a enzima não funcional fosse a aldeído-desidrogenase, ocorreria a degradação do álcool e um acúmulo de aldeído acético, o que levaria à síndrome do rubor e indisposição mais forte relacionado ao uso do álcool (ressaca). O oxigênio usado na respiração celular não entra no ciclo de Krebs, mas na cadeia transportadora de elétrons.

77) Alternativa E . As células tronco embrionárias estão apontadas em 2 na imagem e são consideradas pluripotentes, ou seja, podem originar todas as células do corpo, exceto as da placenta, que se originam do trofoblasto indicado por 1 na figura.

78) Alternativa A . A seiva bruta sobe pelo xilema, tecido formado por células lignificadas e mortas, enquanto a seiva elaborada circula pelo floema, tecido vivo. A transpiração exerce uma força de sucção e aumenta a condução de seiva bruta. Dessa forma, a seiva bruta tem maior velocidade quando os estômatos estão abertos.

79) Alternativa B . O amido, o glicogênio, a sacarose, a lactose e a maltose sofrem digestão no duodeno, já os monossacarídeos não passam pelo processo. As glândulas anexas são parte do sistema digestório, mas não recebem alimentos, apenas secretam seus sucos no tubo digestório. A absorção de nutrientes ocorre no jejuno e no íleo, onde estão presentes as vilosidades e microvilosidades. Os gases respiratórios podem ser transportados pelas hemácias, enquanto os nutrientes, pelo plasma sangüíneo. O oxigênio pode ser armazenado nos músculos de mamíferos aquáticos, associado às moléculas de mioglobina, uma proteína muscular.

FolhaShop

Digite produto
ou marca