Educação

Simulado

11/11/2007

Resoluções - Geografia

da Folha Online

GABARITO

80) Alternativa A. Nos casos em que a plataforma continental se prolonga além da distância de 200 milhas, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar permite que essa extensão seja pleiteada, até o limite de 350 milhas da costa, e foi isso que o Brasil fez, obtendo a concordância da ONU e aumentando a área da chamada Amazônia Azul, um território submerso de milhões de quilômetros quadrados, sob jurisdição do país, repleto de riquezas biológicas e minerais. O termo "Amazônia Azul", cunhado pela Marinha, é um contraponto ao conhecido domínio amazônico, chamado de "Amazônia Verde", que no Brasil corresponde aproximadamente a 3,2 milhões de quilômetros quadrados.

81) Alternativa D. O relatório do IPCC prevê que América do Norte e a Europa podem, em um primeiro momento, ser beneficiadas economicamente, enquanto que a África e a Ásia devem ser mais prejudicadas. Os ambientes costeiros serão modificados com a elevação do nível do mar e pode ocorrer a savanização das florestas tropicais, incluindo-se aí, a floresta amazônica.

82) Alternativa C. Os membros permanentes do CS da ONU são; os Eua, a França, a Inglaterra, a Rússia e a China. Apelidados de G4, os países que mais se dedicam a integrar o grupo são; o Brasil, a Índia, a Alemanha e o Japão.

83) Alternativa E. Os vestibulares costumam cobrar a identificação de mapas apenas pelo esboço, sem nenhuma outra indicação ou escala. A localização espacial das grandes concentrações urbano-industriais do mundo devem ser conhecidas pelos vestibulandos.

84) Alternativa A. Os países fundadores do Mercosul, em 1991 pelo Tratado de Assunção, foram o Brasil, o Uruguai, o Paraguai e a Argentina. Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Chile são associados, podendo integrar definitivamente o bloco no futuro. A Venezuela está em processo final de integração dependendo do aval brasileiro e paraguaio, sendo que Argentina e Uruguai já ratificaram seu ingresso.

85) Alternativa B. Pela primeira vez a população urbana alcança 50% da população mundial, devendo predominar a partir de 2008. É no continente Asiático e no Africano que a população rural ainda encontra índices muito elevados. No Brasil, a população urbana superou a rural desde meados da década de 1960.

86) Alternativa C. São comuns questões que exigem a interpretação de gráficos ou tabelas. A população aumenta em todo o período, pois, a taxa de natalidade é sempre superior à taxa de mortalidade. A redução mais acentuada da mortalidade em relação à natalidade entre os anos 40 e 60, promovem o aumento do crescimento vegetativo (natalidade menos mortalidade), que significa crescimento acelerado da população. A redução mais acentuada da natalidade em relação à mortalidade a partir dos anos 70 leva à diminuição do crescimento vegetativo, significando que a população passou a crescer cada vez menos.

87) Alternativa B. Mianmá, ex-Birmânia, é um país com aproximadamente 90% da população budista e localiza-se no SE Asiático. Independentemente do país analisado, o aumento dos preços dos combustíveis fósseis, como o óleo diesel e o gás natural tendem a provocar inflação, pois, são produtos básicos para o transporte e produção de inúmeros produtos.

88) Alternativa E. A estrutura de consumo das fontes primárias de energia sofreu modificações face à urbanização e industrialização do país. Ocorreu um crescimento na participação da energia hidráulica e, apesar do aumento da utilização do álcool obtido a partir da cana, a biomassa (cana + lenha + carvão vegetal) decresceu sua participação por conta da forte redução da parcela da lenha, que era a fonte mais consumida no início dos anos de 1970. O petróleo assumiu o posto de fonte mais consumida a partir daí.

89) Alternativa D. A borda leste da Bacia Sedimentar do Paraná é comumente denominada nos livros didáticos como Depressão Periférica, particularmente na porção relativa ao Estado de São Paulo. Seus terrenos permeáveis permitem grande infiltração de água das chuvas, possibilitando o abastecimento do Aqüífero Guarani, um imenso reservatório de água subterrâneo.

90) Alternativa C. De fácil resolução se o aluno lembrar que as localidades a leste de um referencial tem o horário adiantado. Portanto se Teerã fica a leste do Brasil o horário estará adiantado e em Los Angeles, localizado a oeste, estará atrasado. Apenas a alternativa a dá essa opção. Caso não lembre desse conhecimento básico, terá muito mais trabalho montando o seguinte esquema:



FolhaShop

Digite produto
ou marca